O jornalista norte-americano Michael Shellenberger comentou, no X, a decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) notícia de fato com informações que demonstram a provável ocorrência de crime contra o Estado Democrático de Direito contra a divulgação dos documentos expostos pelo Twitter Files Brazil.
A movimentação da AGU pode levar o ministro Alexandre de Moraes a pedir uma posição do Ministério Público Federal (MPF) que avalie se houve, ou não, a existência de crime com a divulgação dos documentos com decisões de Moraes para o bloqueio de contas no X ou a exclusão de publicações.
O procurador-geral do Brasil acaba de me acusar de um “provável” crime por publicar Twitter Files – Brazil. É uma mentira monstruosa. O presidente Lula está me perseguindo porque expus a censura ilegal do governo. Vou lutar e vencer – escreveu Shellenberger.
Em outra publicação, o jornalista disse que o governo Lula está espalhando desinformação sobre a investigação da qual ele faz parte e que aponta para riscos à liberdade de expressão no Brasil.