Campanha do PT teme a virada de Bolsonaro no segundo turno Campanha do PT teme a virada de Bolsonaro no segundo turno Campanha do PT teme a virada de Bolsonaro no segundo turno Campanha do PT teme a virada de Bolsonaro no segundo turno -->

Campanha do PT teme a virada de Bolsonaro no segundo turno


Para quem não entende de política, o resultado de uma votação no primeiro turno ou uma pesquisa eleitoral pode parecer uma sentença definitiva de quem ganhará a disputa no segundo turno.

 Para os mais experientes na área, contam muito mais as tendências de crescimento e sempre se leva em consideração o elemento imprevisível que pode surgir.

A campanha de Lula acreditava piamente que ele poderia vencer a disputa já no primeiro turno, mas quebrou a cara. Ao contrário da narrativa levantada por parte da imprensa, os petistas transpareceram nos bastidores que a situação não seria tão fácil e que os votos dos demais candidatos não iriam automaticamente para Lula.

Outro elemento temido pelos petistas mais conscientes era o grande antipetismo da população brasileira. Eles sabiam que, no confronto direto entre Lula e Bolsonaro, seria inevitável que os escândalos de corrupção da era petistas voltassem à tona e isso aumentaria a rejeição do candidato do PT.

A maioria das pesquisas não mostraram um cenário catastrófico para o PT no segundo turno, mas apontaram que é Bolsonaro que está em tendência de crescimento nessa segunda fase da disputa. O PT perdeu muito tempo tentando disputar com Bolsonaro uma disputa pelos discurso dos costumes e pelo crescimento da rejeição do adversário, saiu perdendo.

Quando o PT resolveu mudar de estratégia e partir para discutir a economia, Bolsonaro já havia saído na frente e apresentado diversas propostas em suas inserções. 

Na reta final da campanha, se o imponderável não atingir o pleito em cheio, é a economia do Brasil que deve pesar para os eleitores. A ausência deliberada de Lula em dois debates também prejudicou a apresentação de ideias e favoreceu o atual presidente.

Hoje, os analistas mais prudentes acreditam que o cenário está em situação de empate técnico e que qualquer um dos dois pode sair vencedor. Incrivelmente, a campanha de Bolsonaro seguiu uma estratégia muito melhor que a petista.

Lula disse em entrevista que acredita que é impossível Bolsonaro tirar a diferença que há entre eles na última semana de campanha, mas a mera cogitação transparece a preocupação. A situação no comitê do PT é de muita apreensão com o resultado do próximo domingo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato