Lula está "mal informado" sobre guerra, diz Embaixada da Ucrânia Lula está "mal informado" sobre guerra, diz Embaixada da Ucrânia Lula está "mal informado" sobre guerra, diz Embaixada da Ucrânia Lula está "mal informado" sobre guerra, diz Embaixada da Ucrânia -->

Lula está "mal informado" sobre guerra, diz Embaixada da Ucrânia


A embaixada da Ucrânia no Brasil reagiu à declaração do ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à revista Time de que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, seria "tão responsável quanto Putin" pela guerra no país. 

Siga nossas redes

A representação diplomática disse que o petista está "mal informado" e, por isso, será convidado para uma audiência com o encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil, senhor Anatoliy Tkach.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022 para supostamente tentar impedir a aproximação do país com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), representação do Ocidente controlada pelos Estados Unidos. 

A medida foi condenada oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) com voto favorável do Brasil e uma série de sanções econômicas já foram anunciadas pelo mundo em resposta.

"A Embaixada da Ucrânia tem motivos para acreditar que o Senhor Luiz Inácio Lula da Silva está mal informado sobre os motivos da guerra da Rússia contra a Ucrânia", diz a representação diplomática em nota (leia a íntegra abaixo). "A Embaixada planeja solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-presidente do Brasil", acrescenta. Segundo a embaixada, o encontro será para "esclarecer a posição da Ucrânia".

O ex-presidiário Lula durante evento na Brasilândia, em São Paulo; petista deu entrevista a revista Time.

A declaração de Lula à revista Time, uma das mais importantes do mundo, foi criticada no meio político ao longo de todo o dia. "Esse cara (Zelenski) é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado", disse o ex-presidente. "(...) o comportamento dele é um comportamento um pouco esquisito, porque parece que ele faz parte de um espetáculo", afirmou o pré-candidato à Presidência à publicação, responsabilizando em partes ainda a União Europeia e os Estados Unidos pela guerra em curso na Ucrânia.

Veja a nota da embaixada da Ucrânia na íntegra:

"Em conexão com as palavras do ex-Presidente da República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista à revista norte-americana "Time" sobre o Presidente da Ucrânia Senhor Volodymyr Zelenskyy, a Embaixada da Ucrânia tem motivos para acreditar que o Senhor Luiz Inácio Lula da Silva está mal informado sobre os motivos da guerra da Rússia contra a Ucrânia. A Embaixada planeja solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva com o Encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil Senhor Anatoliy Tkach para esclarecer a posição da Ucrânia".

*Terra

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato