Moro é desmascarado após mentir descaradamente na tentativa de desqualificar o governo (Veja o Vídeo) Moro é desmascarado após mentir descaradamente na tentativa de desqualificar o governo (Veja o Vídeo) Moro é desmascarado após mentir descaradamente na tentativa de desqualificar o governo (Veja o Vídeo) Pular para o conteúdo principal

Moro é desmascarado após mentir descaradamente na tentativa de desqualificar o governo (Veja o Vídeo)



Ao comentar a política externa comercial do governo do presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro errou ao dizer que o Brasil não firmou acordos comerciais internacionais durante a atual gestão. A fala do ex-juiz ocorreu durante uma entrevista ao jornal Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM, no dia 7 de dezembro.

– Eu não consigo prever o futuro, mas eu posso fazer algumas apostas. Eu aposto com você que o número de acordos comerciais internacionais até o final do governo do presidente atual vai ser zero. E, se ele for eleito […], nós podemos dobrar [esse número], vai ser zero mais zero, porque a imagem do país lá fora está destruída – afirmou ele, na ocasião.

Em um simples consulta ao site do Sistema de Comércio Exterior (Siscomex), é possível perceber que existem tanto acordos firmados quanto prorrogados pelo governo brasileiro já durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, que começou em janeiro de 2019.

Um desses exemplos é o Acordo de Complementação Econômica n°. 74 (ACE 74), feito com o Paraguai. Firmada em 11 de fevereiro de 2020, a medida foi internalizada no Brasil pelo Decreto n° 10.448, de 7 de agosto de 2020, e trata de um acerto envolvendo itens automotivos.

Pelo acordo, o Brasil concedeu livre comércio imediato para produtos automotivos paraguaios. O Paraguai, por sua vez, concedeu livre comércio imediato para os produtos automotivos brasileiros taxados anteriormente com tarifas entre 0% e 2%, o que inclui grande parte das autopeças, carroçarias, reboques e semirreboques, máquinas agrícolas e rodoviárias, caminhões e ônibus.

No caso de outros dois acordos internacionais, com Argentina e Uruguai, apesar do acerto original não ter sido firmado na gestão atual, o governo Bolsonaro conseguiu prorrogar a parceria.

No caso argentino, o comércio de produtos automotivos entre Brasil e Argentina foi renovado no final de 2019.

Já no relacionamento com o Uruguai, foi renovado o comércio de produtos provenientes de zonas francas entre Brasil e Uruguai, que tinha como prazo de vigência original o dia 31 de dezembro de 2020 e que foi prorrogado até 31 de dezembro de 2021.

Um outro acerto, do Brasil com o México, foi ampliado já na atual gestão. Em 06 de julho de 2020, os dois países assinaram um protocolo que tratou do comércio bilateral de veículos pesados. O instrumento estabeleceu também o livre comércio das autopeças destinadas a esses veículos, a partir da data de sua entrada em vigor, que aconteceu em outubro de 2020.


.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente da CPMI se revolta e anuncia que vai ao STF contra Flávio Dino, (Veja o Vídeo)

Na manhã desta terça (01), o presidente da CPMI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia anunciou que pedirá ao STF que determine a Flávio Dino a entrega das imagens do 8 de janeiro à comissão. Veja abaixo: "Se nós aceitarmos passivamente esse tipo de comportamento, esta CPMI está condenada ao ridículo”, diz @DepArthurMaia , anunciando que vai pedir ao @STF_oficial que determine a @FlavioDino entregar imagens do 8 de janeiro à comissão. pic.twitter.com/ExXEGtAaIT — O Antagonista (@o_antagonista) August 1, 2023

Filipe Barros acaba de desmascarar a relatora da CPMI, (Veja o Vídeo)

A senadora Eliziane Gama(PSD), através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI dos atos de 8 de janeiro, as perguntas que seriam feitas ao chefe do GSI. A acusação foi feita no plenário pelo deputado Felipe Barros(PL) que expôs os trechos da converse entre Gonçalves Dias e seu filho; A senadora é relatora da CPMI. URGENTE! A senadora Eliziane Gama, através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI, as perguntas que seriam feitas. Isso é um ABSURDO!!!! Em nome da MORALIDADE a relatora desse ser trocada IMEDIATAMENTE. pic.twitter.com/IIJ1ECxIeF — TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) September 12, 2023

Deu Ruim novamente: Jean Wyllys perde outro processo na justiça

A Justiça do Distrito Federal inocentou o homem acusado de ter xingado e ameaçado o ex-deputado Jean Wyllys (PT). A magistrada Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes, da 1ª Vara Criminal de Brasília, disse que os elementos apontados por Wyllys, nos autos, não comprovaram a autoria das mensagens ofensivas, logo não seria possível afirmar "com a certeza necessária" que Marcelo Valle Silveira Mello escreveu os e-mails em questão. Marcelo Valle Silveira Mello é acusado de chamar o ex-deputado de "bixona" e disse que Wyllys era protegido pelo cargo que ocupava, mas que a família dele não. Na época, Jean era deputado federal.