Enquanto a maioria das pesquisas mostrava Joe Biden com ligeira vantagem em relação a Donald Trump na Flórida, um dos lugares mais cobiçados destas eleições nos EUA, brasileiros que vivem há anos no Estado apostavam no justo oposto durante a tarde de terça-feira (3), dia de votação, nos arredores de Miami.
"Eu creio, pelo que tenho visto, que Trump tem vantagem", afirmava a empresária Patricia Brito, que vive há 23 anos nos EUA, 13 deles no Estado da Flórida. Ela se diz "encantada" com a política migratória do republicano.
"Não é que pode ganhar, Trump tem que ganhar", disse Carlos Alberto Soares, que está nos EUA há 18 anos e vive e trabalha na região de Pompano Beach, um importante reduto de brasileiros ao norte de Miami. Para ele, Trump "salvou" a economia dos EUA.
Com 36 anos nos EUA, Sergio (que preferiu não dar o sobrenome) é dono de uma sala comercial em um centro de compras na mesma área. "A eleição aqui vai ser complicada", previu o brasileiro, que defende a resposta do presidente americano à pandemia do novo coronavírus, em entrevista à BBC News Brasil. "Mas Trump vai ganhar."
Impressões semelhantes foram compartilhadas com a BBC News Brasil por mais de 10 brasileiros que vivem na região de Miami (só um casal preferiu se abster: "Preferimos fazer o nosso", "não estamos nem aí para política", disseram).
Fonte: BBC News