
A Receita Federal deve começar a cobrar da Rede Globo, nos próximos 30 dias, cobranças de impostos retroativos aos atores e atrizes que pertencem ao primeiro time da emissora, que mantiveram vínculos como PJ (pessoa jurídica). A informação é da Notícias da TV, do UOL.
Caso o órgão entenda que houve fraude ao Fisco, os artistas podem sofrer um prejuízo gigantesco em suas contas. No somatório de todas as taxas, eles teriam que arcar com um valor equivalente ao total do que receberam pelo trabalho na emissora.
Segundo o site, “dependendo da interpretação que a Receita der aos contratos estabelecidos com a Globo, as celebridades podem ter que pagar o Imposto de Renda como pessoa física, de 27,5%, mais uma multa de até 150% sobre esse valor e juros Selic retroativos, de acordo com o tempo de cada contrato”.
Em janeiro, a revista Veja trouxe à tona as investigações da Receita. Na ocasião, o órgão já havia notificado 30 artistas.
A Receita Federal também passou a vasculhar em agosto os chamados direitos conexos, que são os valores que os atores recebem pelas obras audiovisuais de que participaram.
Fonte: Gazeta Brasil