Bolsonaro deve ter direito de resposta ao vivo no JN. Bolsonaro deve ter direito de resposta ao vivo no JN. Bolsonaro deve ter direito de resposta ao vivo no JN. Bolsonaro deve ter direito de resposta ao vivo no JN. -->

Bolsonaro deve ter direito de resposta ao vivo no JN.

Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV


O governo Bolsonaro entrou com uma ação nesta sexta-feira (28) no TRF da 2ª Região solicitando o direito de resposta contra a TV Globo referente a edição especial do Jornal Nacional de 8 de agosto, quando o país ultrapassou a marca de 100.000 mortes pela covid-19. A informação é da revista Veja.

Fora todo o material jornalístico, o telejornal ainda abriu a edição com a leitura de um editorial que continha uma série de críticas ao trabalho do governo no combate a pandemia.

A AGU (Advocacia-Geral da União) alegou na ação que a reportagem “Coronavírus: Constituição diz que é dever do Estado evitar doenças — esse dever foi cumprido?” possuía um conteúdo que fazia “indevidas ilações sobre uma suposta omissão deliberada por parte do Governo Federal, no contexto de combate à pandemia do gerada pelo Covid-19”.



Ainda no documento, a AGU destacou que no dia 20 de agosto enviou uma notificação extrajudicial para a emissora, com um texto a ser lido no JN, “a título de direito de resposta por parte da União”.

No dia 25, a União afirmou que a emissora se rejeitou a conceder um espaço para direito de resposta “sob a alegação de que se trata de um editorial, cuja natureza reflete o posicionamento do veículo de imprensa e de que não teria havido acusação ao presidente da República ou sua responsabilização pelas mais de 100.000 mortes no Brasil”

Em razão disso “não restou outro caminho que não a judicialização da questão, tendo em vista a necessidade de concessão de direito de resposta para o esclarecimento de fatos omitidos na referida reportagem”.

Agora a AGU solicita a antecipação dos efeitos da tutela para determinar a divulgação da resposta, com a leitura do texto durante a edição do JN logo após a intimação da emissora.Assinam a ação os representantes da AGU Silvia Follains Lins, Cláudio José Silva e Carlos Eduardo Gomes.

Fonte: Gazeta Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato