Democracia relativa? Silvio Almeida quer anular parte das eleições dos conselhos tutelares Democracia relativa? Silvio Almeida quer anular parte das eleições dos conselhos tutelares Democracia relativa? Silvio Almeida quer anular parte das eleições dos conselhos tutelares Democracia relativa? Silvio Almeida quer anular parte das eleições dos conselhos tutelares -->

Democracia relativa? Silvio Almeida quer anular parte das eleições dos conselhos tutelares

O ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) vai acionar a Advocacia Geral da União e o Ministério Público para garantir eleições diretas para conselhos tutelares em três cidades, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Neste domingo, brasileiros foram às urnas escolher cerca de 30,5 mil pessoas para atuarem na defesa dos direitos de crianças e adolescentes durante os próximos quatro anos. Os eleitos tomarão posse no cargo em 10 de janeiro de 2024.

A votação para escolher o conselheiro tutelar é facultativa e ocorre no ano seguinte à eleição presidencial. Esta foi a primeira vez que foram utilizadas urnas eletrônicas no processo e mais de 56 mil urnas foram utilizadas em todo o país.

Algumas cidades tiveram intercorrências e as votações foram adiadas, como em Natal, onde houve problema de logística na distribuição das urnas eletrônicas. No Rio Grande do Sul, devido às fortes chuvas, já estava previsto o adiamento em alguns municípios.

As cidades de Uberlândia (MG) Rio Largo (AL) e Santana do Ipananema (AL) tiveram eleições indiretas e as votações podem ser canceladas. Ao longo desta semana, Silvio Almeida vai acionar AGU e MP para tentar garantir à população o direito de eleições diretas nessas localidades.

O Globo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato