Alcolumbre dá uma péssima notícia á Flávio Dino sobre chances dele ir para STF Alcolumbre dá uma péssima notícia á Flávio Dino sobre chances dele ir para STF Alcolumbre dá uma péssima notícia á Flávio Dino sobre chances dele ir para STF Pular para o conteúdo principal

Alcolumbre dá uma péssima notícia á Flávio Dino sobre chances dele ir para STF

Nos corredores políticos de Brasília, as chances de o Ministro da Justiça, Flávio Dino, ser indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) parecem estar diminuindo consideravelmente, apesar de ser considerado o favorito de Luiz Inácio Lula da Silva para a próxima nomeação. O cenário político que rodeia essa possível indicação tem ganhado complexidade, com articulações nos bastidores que podem comprometer o caminho de Dino até a mais alta corte do país.


A última reviravolta nesse enredo político aconteceu durante o aniversário do senador Renan Calheiros (MDB-AL), quando Flávio Dino abordou o senador Davi Alcolumbre, figura-chave na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que tem a responsabilidade de pautar a sabatina do nome indicado pelo presidente ao STF. Dino teria se dirigido a Alcolumbre com uma mensagem conciliatória, dizendo: “Não me queira mal, presidente.”

A resposta de Alcolumbre, que é presidente da CCJ, lançou luz sobre as complexidades políticas envolvidas: “O seu problema não sou eu, é o PT. O PT quer a vaga, e tu és do PSB”, respondeu Alcolumbre em um tom amistoso. O diálogo foi seguido por um abraço entre os dois, mas deixou claro que o terreno para a indicação de Dino está repleto de obstáculos.

Malu Gaspar, colunista política, informou que Alcolumbre tem compartilhado em reuniões com outros senadores que, caso Flávio Dino seja de fato o escolhido de Lula, enfrentará dificuldades significativas para ter seu nome aprovado no plenário do Senado. Esse é um ponto crucial, pois o indicado pelo presidente para o STF só pode assumir o cargo após ser sabatinado na CCJ e obter a aprovação do plenário, necessitando de pelo menos 41 dos 81 votos dos senadores.

O que torna essa situação ainda mais intrincada é a estratégia de Alcolumbre, que tem capitalizado a hostilidade já manifestada por bolsonaristas em relação a Flávio Dino para criar um ambiente de desconfiança não apenas no governo, mas também na base de apoio de Lula. Esse movimento nos bastidores busca minar as chances de Dino e, potencialmente, abrir espaço para outras nomeações que contem com um consenso mais amplo.

À medida que as negociações políticas prosseguem e os interesses partidários se chocam, o destino de Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal permanece incerto. O tabuleiro político brasileiro segue evoluindo, e apenas o tempo dirá qual será o desfecho dessa disputa nos bastidores do poder.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente da CPMI se revolta e anuncia que vai ao STF contra Flávio Dino, (Veja o Vídeo)

Na manhã desta terça (01), o presidente da CPMI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia anunciou que pedirá ao STF que determine a Flávio Dino a entrega das imagens do 8 de janeiro à comissão. Veja abaixo: "Se nós aceitarmos passivamente esse tipo de comportamento, esta CPMI está condenada ao ridículo”, diz @DepArthurMaia , anunciando que vai pedir ao @STF_oficial que determine a @FlavioDino entregar imagens do 8 de janeiro à comissão. pic.twitter.com/ExXEGtAaIT — O Antagonista (@o_antagonista) August 1, 2023

Filipe Barros acaba de desmascarar a relatora da CPMI, (Veja o Vídeo)

A senadora Eliziane Gama(PSD), através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI dos atos de 8 de janeiro, as perguntas que seriam feitas ao chefe do GSI. A acusação foi feita no plenário pelo deputado Felipe Barros(PL) que expôs os trechos da converse entre Gonçalves Dias e seu filho; A senadora é relatora da CPMI. URGENTE! A senadora Eliziane Gama, através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI, as perguntas que seriam feitas. Isso é um ABSURDO!!!! Em nome da MORALIDADE a relatora desse ser trocada IMEDIATAMENTE. pic.twitter.com/IIJ1ECxIeF — TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) September 12, 2023

Deu Ruim novamente: Jean Wyllys perde outro processo na justiça

A Justiça do Distrito Federal inocentou o homem acusado de ter xingado e ameaçado o ex-deputado Jean Wyllys (PT). A magistrada Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes, da 1ª Vara Criminal de Brasília, disse que os elementos apontados por Wyllys, nos autos, não comprovaram a autoria das mensagens ofensivas, logo não seria possível afirmar "com a certeza necessária" que Marcelo Valle Silveira Mello escreveu os e-mails em questão. Marcelo Valle Silveira Mello é acusado de chamar o ex-deputado de "bixona" e disse que Wyllys era protegido pelo cargo que ocupava, mas que a família dele não. Na época, Jean era deputado federal.