Pai dos pobres: Lula reclama e FAB irá providenciar aeronave ‘padrão sheik’ Pai dos pobres: Lula reclama e FAB irá providenciar aeronave ‘padrão sheik’ Pai dos pobres: Lula reclama e FAB irá providenciar aeronave ‘padrão sheik’ Pular para o conteúdo principal

Pai dos pobres: Lula reclama e FAB irá providenciar aeronave ‘padrão sheik’

Encarregada de buscar no mercado opções para atender o desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de comprar um novo avião presidencial, a Força Aérea Brasileira já encontrou um modelo que preenche os requisitos.


Após uma série de estudos e conversas entre a cúpula da corporação, o Ministério da Defesa e o Palácio do Planalto, chegou-se à conclusão de que a melhor opção será comprar uma aeronave usada, mas em bom estado, e já configurada internamente para transporte VIP, com suíte, escritório, sala de reuniões e espaços confortáveis para convidados.

Novo em folha, um modelo do tipo sairia caro demais e, para além do impacto nas contas do governo, a aquisição poderia causar danos maiores de popularidade ao presidente e ao governo.

A outra opção que chegou a ser considerada inicialmente era transformar um dos jatos intercontinentais que a FAB já possui em avião presidencial. Só que modificar a configuração interna dessas aeronaves também custaria muito.

Mercado de alto luxo

A busca, então, passou a se concentrar nas ofertas de aviões de alto luxo usados, com atenção especial para aqueles que servem aos multimilionários sheiks do Oriente Médio, que com certa frequência renovam a frota e colocam à venda os modelos que não querem mais.

Foi justamente olhando para esse mercado que a FAB encontrou uma opção considerada perfeita para os anseios de Lula.

Trata-se de um avião de transporte VIP que, atualmente, é utilizado em um país árabe.

Negociação sob sigilo

O valor do negócio, o modelo da aeronave e os demais detalhes da possível compra vêm sendo mantidos em absoluto segredo. Mas a opção já foi apresentada ao Planalto e a aquisição está relativamente bem encaminhada, segundo fontes ouvidas pela coluna.

Ainda que um avião usado saia bem mais barato que um novo, trata-se de uma transação que envolve algumas centenas de milhões de reais.

Mais conforto interno e voos sem escala

Depois de fazer as primeiras viagens internacionais de seu terceiro mandato, Lula passou a se queixar da falta de espaço e da baixa autonomia das aeronaves que servem à Presidência e pediu aos seus auxiliares uma solução.

Em junho, ele chegou a tratar do assunto pessoalmente com a cúpula da FAB.

O presidente, que no início de seu primeiro mandato comprou um Airbus 319 (na foto acima) para substituir o antigo Sucatão, quer desta vez uma aeronave com espaços internos maiores e que seja capaz de fazer voos mais longos sem necessidade de escalas.

Se tudo der certo, o novo Aerolula — agora no padrão sheik árabe — estará a caminho de Brasília em breve.

Metrópoles
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente da CPMI se revolta e anuncia que vai ao STF contra Flávio Dino, (Veja o Vídeo)

Na manhã desta terça (01), o presidente da CPMI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia anunciou que pedirá ao STF que determine a Flávio Dino a entrega das imagens do 8 de janeiro à comissão. Veja abaixo: "Se nós aceitarmos passivamente esse tipo de comportamento, esta CPMI está condenada ao ridículo”, diz @DepArthurMaia , anunciando que vai pedir ao @STF_oficial que determine a @FlavioDino entregar imagens do 8 de janeiro à comissão. pic.twitter.com/ExXEGtAaIT — O Antagonista (@o_antagonista) August 1, 2023

Filipe Barros acaba de desmascarar a relatora da CPMI, (Veja o Vídeo)

A senadora Eliziane Gama(PSD), através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI dos atos de 8 de janeiro, as perguntas que seriam feitas ao chefe do GSI. A acusação foi feita no plenário pelo deputado Felipe Barros(PL) que expôs os trechos da converse entre Gonçalves Dias e seu filho; A senadora é relatora da CPMI. URGENTE! A senadora Eliziane Gama, através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI, as perguntas que seriam feitas. Isso é um ABSURDO!!!! Em nome da MORALIDADE a relatora desse ser trocada IMEDIATAMENTE. pic.twitter.com/IIJ1ECxIeF — TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) September 12, 2023

Deu Ruim novamente: Jean Wyllys perde outro processo na justiça

A Justiça do Distrito Federal inocentou o homem acusado de ter xingado e ameaçado o ex-deputado Jean Wyllys (PT). A magistrada Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes, da 1ª Vara Criminal de Brasília, disse que os elementos apontados por Wyllys, nos autos, não comprovaram a autoria das mensagens ofensivas, logo não seria possível afirmar "com a certeza necessária" que Marcelo Valle Silveira Mello escreveu os e-mails em questão. Marcelo Valle Silveira Mello é acusado de chamar o ex-deputado de "bixona" e disse que Wyllys era protegido pelo cargo que ocupava, mas que a família dele não. Na época, Jean era deputado federal.