Três indicados por Bolsonaro votaram para cassar Dallagnol Três indicados por Bolsonaro votaram para cassar Dallagnol Três indicados por Bolsonaro votaram para cassar Dallagnol Três indicados por Bolsonaro votaram para cassar Dallagnol -->

Três indicados por Bolsonaro votaram para cassar Dallagnol


Dos sete ministros que compõem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), três foram indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ainda assim, a votação para a cassação do mandato de Deltan Dallagnol (Podemos-PR) foi unânime, na noite desta terça-feira (16).

Os indicados de Bolsonaro para a Corte foram: Sérgio Banhos, nomeado em 2019; Nunes Marques, em 2020; e Carlos Horbach, em 2021.


Três outros ministros foram indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em mandatos anteriores. A saber: Cármen Lúcia, Beneditos Gonçalves – relator da ação que cassou Deltan-, e Raul Araújo. Alexandre de Moraes, por sua vez, foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer em 2017.


Todos os ministros acompanharam o voto do relator Benedito Goncalves sem discussão e debate.

O Movimento Brasil Livre (MBL) comentou o fato nas redes sociais. Após “fazer a conta” dos ministros, o grupo disse que o país está “ferrado”.

– 3 dos 7 ministros que cassaram Dallagnol foram nomeados por Bolsonaro. Era pelo menos para ter sido 4 a 3. Foi 7 a 0. Estamos ferrados – publicou o MBL.


O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, sendo três ministros efetivos provenientes do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da classe dos advogados.

Pleno News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato