MST ganha página de apoio no site do governo federal MST ganha página de apoio no site do governo federal MST ganha página de apoio no site do governo federal MST ganha página de apoio no site do governo federal -->

MST ganha página de apoio no site do governo federal



Grupo invasor de terras é descrito como responsável pela “formação de cidadãos”


Um grupo que tem como linha de atuação a “formação de cidadãos e organizações”. É dessa forma que o Movimento dos Trabalhos Rurais Sem Terra (MST) é apresentado em página disponível no portal oficial do governo federal.

No ar desde o início de abril, em seção vinculada à Controladoria-Geral da União (CGU), o conteúdo não menciona as invasões de terras promovidas pelo tido movimento social. 

Não há citação, por exemplo, ao fato de o MST já ter invadido mais de 30 propriedades rurais desde o início do governo conduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O material, mantido pela CGU na internet sobre o MST, conta com tom elogioso ao movimento. O órgão governamental afirma que o grupo se dedica ao “fomento à participação cidadã, à defesa de direitos e à mobilização da sociedade.”


Saúde, educação, meio ambiente, recursos naturais, políticas sociais, cidadania, direitos humanos, trabalho e emprego são outras palavras usadas pela equipe da CGU na apresentação do grupo, que será alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito a ser instalada na Câmara dos Deputados para investigar quem financia esse tipo de movimento.

Fora os elogios ao grupo invasor de terras, a página da CGU traz informações desencontradas. Apesar de afirmar que a sede do movimento fica na cidade de São Paulo, o órgão do governo federal divulga o CNPJ de número 04.531.181/0001-33. Tal registro, contudo, é vinculado à Associação dos Assentados do MST, entidade com sede na zona rural do município de Santa Vitória (MG).

Revista Oeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato