O presidente petista participou nesta manhã do seminário “Transparência e acesso à informação: desafios para uma nova década”.
Lula afirmou que o dispositivo é “uma criança de 11 anos” que foi “estuprada” apouco tempo atrás que seria o governo Bolsonaro.
“O dia de hoje é o Dia Internacional do Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes. Por isso, eu não poderia faltar nesse dia de hoje, num ato em que a gente veio reforçar e defender uma criança de apenas 11 anos que é a Lei de Acesso à Informação, que foi estuprada há pouco tempo atrás e que nós estamos hoje recuperando para que o povo brasileiro veja essa criança se transformar em adulto e viver pelo resto da vida exigindo que esse pais seja cada vez mais sério no trato da coisa pública”, afirmou.
Lula ainda fez críticas ao Governo Bolsonaro indiretamente, acusado pelo petista de “usar sigilos para cercear informações vitais à sociedade”, principalmente durante a pandemia.
.@LulaOficial diz que a Lei de Acesso a Informação é "uma criança de apenas 11 anos" que foi estuprada há pouco tempo. https://t.co/3IeET26jsB pic.twitter.com/78jDrXkwRr
— O Antagonista (@o_antagonista) May 16, 2023