TSE põe em pauta ação que pode deixar Bolsonaro inelegível TSE põe em pauta ação que pode deixar Bolsonaro inelegível TSE põe em pauta ação que pode deixar Bolsonaro inelegível TSE põe em pauta ação que pode deixar Bolsonaro inelegível -->

TSE põe em pauta ação que pode deixar Bolsonaro inelegível



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir, nesta terça-feira (14), se mantém a minuta na ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. O documento foi apreendido pela Polícia Federal (PF) na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres na investigação sobre a invasão aos prédios públicos na Praça dos Três Poderes.

O rascunho previa uma intervenção no TSE, o chamado “estado de defesa”, para anular o resultado da eleição.

O pedido para incluir a minuta no processo foi feito pelo PDT, que também é o autor da ação de investigação eleitoral. O partido acusa Bolsonaro de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação por convocar uma reunião com embaixadores estrangeiros para questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas. O encontro aconteceu em julho do ano passado no Palácio do Alvorada.


Relator do caso, o corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, atendeu o pedido do PDT e requisitou uma cópia da minuta para anexar ao processo. A defesa do ex-presidente entrou com recurso, alegando que o documento é apócrifo, mas o ministro manteve o posicionamento e submeteu a decisão ao plenário do TSE.

Os ministros vão decidir se referendam ou não a manutenção da minuta nos autos do processo. A tendência é que o plenário do Tribunal Superior Eleitoral confirme a decisão individual do corregedor. O processo é o terceiro item da pauta.


Além de Benedito Gonçalves, participam do julgamento os ministros Alexandre de Moraes, presidente da Corte Eleitoral, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Carlos Horbach, Raúl Araújo e Sérgio Banhos.

Se o ex-presidente for condenado, ele pode perder os direitos políticos pelo prazo de oito anos, o que o deixaria impedido de disputar novas eleições no período.

*AE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato