Casos de Covid dispararam após o carnaval Casos de Covid dispararam após o carnaval Casos de Covid dispararam após o carnaval Pular para o conteúdo principal

Casos de Covid dispararam após o carnaval



Na semana do carnaval, os índices de positividade para Covid-19 tiveram alta de 20,2% em comparação com a semana anterior. O aumento decorre principalmente dos festejos pré-carnavalescos e foi impulsionado pela expansão da variante XBB nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, segundo levantamento realizado pela Dasa, rede de saúde privada que atua em todo o Brasil.

Para o coordenador da pesquisa, José Eduardo Levi, com o impacto das aglomerações no carnaval o país terá uma mini onda de Covid, com positividade entre 30% e 40%.

Dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) também apontam uma alta na positividade de Covid-19. Os números que vinham subindo desde a metade de janeiro tiveram um aumento maior na semana do carnaval.


O estudo da Dasa apontou que os índices de positividade para Covid-19, na média nacional, chegaram a 23,85%, na semana de 17 a 23 de fevereiro, que incluiu o carnaval, com aumento de 20,2% em comparação com a semana anterior aos festejos, de 10 a 16 de fevereiro. Foram pesquisadas mais de mil unidades da rede em todo o país.

O Rio de Janeiro teve aumento de 31,5% nas taxas, saindo de 19,19% para 25,24%. O estado de São Paulo teve alta de 11,6%, passando de 25,14% para 28,08%. No Nordeste, onde o carnaval de rua também reúne multidões, a taxa de positividade passou de 4,57% para 7,16%, na comparação entre antes e durante o carnaval. A região Sul e o Distrito Federal mantiveram estabilidade nos índices, com 14,48% e 6,67%, respectivamente.

De acordo com Levi, que é superintendente de pesquisa, desenvolvimento e novos produtos da Dasa, desde a última semana de janeiro, a variante XBB do coronavírus se tornou predominante nas amostras positivas para covid-19 coletadas em laboratórios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A XBB agora se sobrepõe às variantes BQ.1 e BA.5, sendo que esta última, em companhia com a BA.4, vinha dominando as amostras sequenciadas pelo Genob, projeto de vigilância genômica mantido pela Dasa desde junho de 2022 e coordenado por Levi.

– Considerando as aglomerações ocorridas durante o carnaval e as características da variante XBB, agora predominante no país, é bastante provável que as taxas de positividade sejam maiores nas próximas semanas – disse.


Segundo ele, como aconteceu durante toda a pandemia, as maiores altas vêm acontecendo em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas depois as variantes devem atingir o restante do país.

– Esse aumento já vem de um pouco antes do carnaval e pode estar relacionado com as aglomerações pré-carnavalescas, mas certamente, com essa nova variante se expandindo, o aumento deve ficar sustentado a nível Brasil. Vai aumentar ainda mais em São Paulo e no Rio por causa do carnaval. No Nordeste, onde o carnaval é forte, e que ainda estava com taxa de positividade bem baixa, com certeza vai aumentar.

*AE
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente da CPMI se revolta e anuncia que vai ao STF contra Flávio Dino, (Veja o Vídeo)

Na manhã desta terça (01), o presidente da CPMI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia anunciou que pedirá ao STF que determine a Flávio Dino a entrega das imagens do 8 de janeiro à comissão. Veja abaixo: "Se nós aceitarmos passivamente esse tipo de comportamento, esta CPMI está condenada ao ridículo”, diz @DepArthurMaia , anunciando que vai pedir ao @STF_oficial que determine a @FlavioDino entregar imagens do 8 de janeiro à comissão. pic.twitter.com/ExXEGtAaIT — O Antagonista (@o_antagonista) August 1, 2023

Filipe Barros acaba de desmascarar a relatora da CPMI, (Veja o Vídeo)

A senadora Eliziane Gama(PSD), através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI dos atos de 8 de janeiro, as perguntas que seriam feitas ao chefe do GSI. A acusação foi feita no plenário pelo deputado Felipe Barros(PL) que expôs os trechos da converse entre Gonçalves Dias e seu filho; A senadora é relatora da CPMI. URGENTE! A senadora Eliziane Gama, através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI, as perguntas que seriam feitas. Isso é um ABSURDO!!!! Em nome da MORALIDADE a relatora desse ser trocada IMEDIATAMENTE. pic.twitter.com/IIJ1ECxIeF — TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) September 12, 2023

Deu Ruim novamente: Jean Wyllys perde outro processo na justiça

A Justiça do Distrito Federal inocentou o homem acusado de ter xingado e ameaçado o ex-deputado Jean Wyllys (PT). A magistrada Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes, da 1ª Vara Criminal de Brasília, disse que os elementos apontados por Wyllys, nos autos, não comprovaram a autoria das mensagens ofensivas, logo não seria possível afirmar "com a certeza necessária" que Marcelo Valle Silveira Mello escreveu os e-mails em questão. Marcelo Valle Silveira Mello é acusado de chamar o ex-deputado de "bixona" e disse que Wyllys era protegido pelo cargo que ocupava, mas que a família dele não. Na época, Jean era deputado federal.