A rede social Gettr quer ter acesso ao processo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou a remoção da conta da deputada federal Carla Zambelli da plataforma.
Para isso, a empresa sediada nos Estados Unidos acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) dizendo que o motivo da decisão não pode ficar em sigilo.
– Não se pode haver sigilo para quem é efetivamente legítimo interessado ou parte na causa – diz trecho da ação apresentada à Suprema Corte brasileira.
Para a direção da Gettr, não ter acesso ao processo “inviabiliza até mesmo a escolha do mecanismo de defesa a ser utilizado”.
Além da conta de Zambelli nesta rede, o perfil da parlamentar também foi removido do Facebook, do Instagram, do Twitter, do TikTok, do LinkedIn, do YouTube, do WhatsApp e do Telegram a pedido do TSE.
Criada pelo ex-assessor do ex-presidente dos EUA Donald Trump, a Gettr tem a liberdade de expressão como defesa principal e é utilizada especialmente por conservadores que são perseguidos e silenciados em outras redes sociais.
*Pleno News