São Paulo, Rio e Minas tiraram reeleição de Bolsonaro. Entenda São Paulo, Rio e Minas tiraram reeleição de Bolsonaro. Entenda São Paulo, Rio e Minas tiraram reeleição de Bolsonaro. Entenda Pular para o conteúdo principal

São Paulo, Rio e Minas tiraram reeleição de Bolsonaro. Entenda


O presidente Jair Bolsonaro perdeu a eleição sobretudo porque seu desempenho somado nos 3 maiores Estados do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro) foi muito pior do que em 2018. 

O incumbente ficou, em votos válidos, 11,4 pontos percentuais abaixo do resultado de 2018. A diferença, se aplicada aos votos válidos desta eleição, equivaleria a 5,4 milhões de apoios extras ao presidente.

Ou seja, se não tivesse sido abandonado pelos 11,4% de sudestinos de São Paulo, Rio e Minas, teria sido reeleito. Lula venceu nacionalmente com uma vantagem de apenas 2,1 milhões de votos.

 Em suma, Lula venceu não porque “estourou no Nordeste”. Claro, o voto nordestino foi vital para o petista. Mas sem a queda de Bolsonaro em seu principal reduto, Lula não ganharia.




A CONQUISTA DOS SUDESTINOS PELO PT
 

O Estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, foi a unidade da Federação com a maior recuperação do PT de 2018 para 2022. Com 99,9% das urnas apuradas, os paulistas tinham dado 4,3 milhões de votos a mais em Lula do que os conquistados por Fernando Haddad em 2018.

Bolsonaro venceu Lula no Estado por 55,24% a 44,76%. A diferença, porém, é muito menor do que há 4 anos, quando havia vencido Haddad por 68% a 32%. Além de São Paulo, Minas Gerais foi responsável por um grande aumento da votação do PT em relação a 2018: 1,8 milhão de votos a mais. O Rio de Janeiro também teve papel de destaque: Lula teve 1,5 milhão a mais em relação aos votos de Haddad.


NORDESTE CONSOLIDADO


A manutenção da vantagem no Nordeste também foi fundamental para a vitória de Lula. A região deu 2,2 milhões de votos a mais em 2022 em relação ao que havia dado em 2018.

 Lula recebeu mais votos do que Haddad em todas as regiões. Contribuiu para isso o número maior de eleitores votantes. Foram 105 milhões de votos válidos no 2º turno de 2018 e 119 milhões em 2022.

Leia abaixo de quanto foi o crescimento de votos do PT em cada região do 2º turno de 2018 ao de 2022: Sudeste: 7,8 milhões de votos Nordeste: 2,2 milhões de votos Sul: 1,6 milhão Centro-Oeste: 900 mil votos Norte: 800 mil votos.

VOTOS VÁLIDOS: PT CAI NO NORDESTE

O PT avançou em relação ao pleito passado em 17 Estados e no Distrito Federal. O Estado em que mais avançou foi São Paulo (12,8 pontos percentuais a mais).



BOLSONARO PERDEU VOTOS NO SUDESTE

Os 3 maiores colégios eleitorais do Brasil (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) deram a Bolsonaro menos de 10 pontos percentuais....



Fonte Poder 360
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente da CPMI se revolta e anuncia que vai ao STF contra Flávio Dino, (Veja o Vídeo)

Na manhã desta terça (01), o presidente da CPMI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia anunciou que pedirá ao STF que determine a Flávio Dino a entrega das imagens do 8 de janeiro à comissão. Veja abaixo: "Se nós aceitarmos passivamente esse tipo de comportamento, esta CPMI está condenada ao ridículo”, diz @DepArthurMaia , anunciando que vai pedir ao @STF_oficial que determine a @FlavioDino entregar imagens do 8 de janeiro à comissão. pic.twitter.com/ExXEGtAaIT — O Antagonista (@o_antagonista) August 1, 2023

Filipe Barros acaba de desmascarar a relatora da CPMI, (Veja o Vídeo)

A senadora Eliziane Gama(PSD), através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI dos atos de 8 de janeiro, as perguntas que seriam feitas ao chefe do GSI. A acusação foi feita no plenário pelo deputado Felipe Barros(PL) que expôs os trechos da converse entre Gonçalves Dias e seu filho; A senadora é relatora da CPMI. URGENTE! A senadora Eliziane Gama, através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI, as perguntas que seriam feitas. Isso é um ABSURDO!!!! Em nome da MORALIDADE a relatora desse ser trocada IMEDIATAMENTE. pic.twitter.com/IIJ1ECxIeF — TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) September 12, 2023

Deu Ruim novamente: Jean Wyllys perde outro processo na justiça

A Justiça do Distrito Federal inocentou o homem acusado de ter xingado e ameaçado o ex-deputado Jean Wyllys (PT). A magistrada Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes, da 1ª Vara Criminal de Brasília, disse que os elementos apontados por Wyllys, nos autos, não comprovaram a autoria das mensagens ofensivas, logo não seria possível afirmar "com a certeza necessária" que Marcelo Valle Silveira Mello escreveu os e-mails em questão. Marcelo Valle Silveira Mello é acusado de chamar o ex-deputado de "bixona" e disse que Wyllys era protegido pelo cargo que ocupava, mas que a família dele não. Na época, Jean era deputado federal.