Bolsonaro dá declaração surpreendente à TV dos EUA sobre leia de armas Bolsonaro dá declaração surpreendente à TV dos EUA sobre leia de armas Bolsonaro dá declaração surpreendente à TV dos EUA sobre leia de armas Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro dá declaração surpreendente à TV dos EUA sobre leia de armas


Em entrevista exibida na noite desta quinta-feira (30) pela Fox News, emissora de TV norte-americana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que, caso seja reeleito em outubro, espera conseguir apoio no Congresso Nacional para mudar a política sobre armas no Brasil. Seu objetivo é equiparar a lei brasileira com a legislação sobre armas adotadas nos Estados Unidos.

– Se for reeleito, se tudo correr bem, teremos um apoio substancial no Congresso e poderemos aprovar leis sobre armas de fogo muito parecidas com as dos EUA – disse Bolsonato ao apresentador Tucker Carlson.

O âncora do programa questionou o chefe do Executivo sobre as razões que o “levaram a mudar a legislação sobre armas no país”. Bolsonaro, então, deixou claro que “não conseguiu mudar a lei brasileira”, mas que adaptou “da melhor forma possível a legislação existente”.

– Não consegui mudar a lei brasileira. Por meio de um decreto presidencial e também por meio de portarias ministeriais, interpretamos da melhor forma possível a legislação existente. Houve um aumento substancial no número de pessoas que possuem armas de fogo de forma legal no Brasil – ressaltou.

O presidente baseia seu argumento em um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que divulgou na última terça (28) que os registros de armas crescerem 474% durante sua gestão. De forma simultânea, o Brasil registrou 47.503 homicídios, menor marca desde 2011.

– Acreditamos que, uma vez que as pessoas estejam armadas, os bandidos, os ladrões pensarão duas vezes antes de invadir a propriedade de outras pessoas. Se, é claro, o número tivesse subido, eu seria culpado. Mas exatamente o oposto está acontecendo hoje – completou.

Tucker Carlson entrevistou Bolsonaro na manhã da última quarta (29) no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente em Brasília.

Segundo o blog da jornalista Sandra Cohen, Tucker Carlson é uma das principais vozes do conservadorismo e da direita nos Estados Unidos e seu programa é o de maior audiência da TV a cabo americana.

ARMAMENTO NOS ESTADOS UNIDOS

Na semana passada foi aprovada uma nova lei nos Estados Unidos que restringe a compra de armas no país para pessoas entre 18 e 21 anos, com antecedentes criminais ou histórico de doença mental e violência doméstica. Anteriormente, qualquer pessoa com mais de 18 anos poderia comprar armas sem necessidade de qualquer verificação.

Na contramão da lei assinada pelo presidente Joe Biden, entretanto, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, também na última semana, que os americanos têm o direito fundamental de portar armas de fogo em público de forma não ostensiva. A decisão derruba uma lei de Nova Iorque que exigia permissão para portar uma arma de fogo em público, ainda que guardada.

*Pleno News




.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente da CPMI se revolta e anuncia que vai ao STF contra Flávio Dino, (Veja o Vídeo)

Na manhã desta terça (01), o presidente da CPMI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia anunciou que pedirá ao STF que determine a Flávio Dino a entrega das imagens do 8 de janeiro à comissão. Veja abaixo: "Se nós aceitarmos passivamente esse tipo de comportamento, esta CPMI está condenada ao ridículo”, diz @DepArthurMaia , anunciando que vai pedir ao @STF_oficial que determine a @FlavioDino entregar imagens do 8 de janeiro à comissão. pic.twitter.com/ExXEGtAaIT — O Antagonista (@o_antagonista) August 1, 2023

Filipe Barros acaba de desmascarar a relatora da CPMI, (Veja o Vídeo)

A senadora Eliziane Gama(PSD), através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI dos atos de 8 de janeiro, as perguntas que seriam feitas ao chefe do GSI. A acusação foi feita no plenário pelo deputado Felipe Barros(PL) que expôs os trechos da converse entre Gonçalves Dias e seu filho; A senadora é relatora da CPMI. URGENTE! A senadora Eliziane Gama, através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI, as perguntas que seriam feitas. Isso é um ABSURDO!!!! Em nome da MORALIDADE a relatora desse ser trocada IMEDIATAMENTE. pic.twitter.com/IIJ1ECxIeF — TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) September 12, 2023

Deu Ruim novamente: Jean Wyllys perde outro processo na justiça

A Justiça do Distrito Federal inocentou o homem acusado de ter xingado e ameaçado o ex-deputado Jean Wyllys (PT). A magistrada Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes, da 1ª Vara Criminal de Brasília, disse que os elementos apontados por Wyllys, nos autos, não comprovaram a autoria das mensagens ofensivas, logo não seria possível afirmar "com a certeza necessária" que Marcelo Valle Silveira Mello escreveu os e-mails em questão. Marcelo Valle Silveira Mello é acusado de chamar o ex-deputado de "bixona" e disse que Wyllys era protegido pelo cargo que ocupava, mas que a família dele não. Na época, Jean era deputado federal.