Governadores pedem que Gilmar suspenda decisão de André Mendonça Governadores pedem que Gilmar suspenda decisão de André Mendonça Governadores pedem que Gilmar suspenda decisão de André Mendonça Governadores pedem que Gilmar suspenda decisão de André Mendonça -->

Governadores pedem que Gilmar suspenda decisão de André Mendonça


Todos os procuradores dos 26 estados e do Distrito Federal assinaram uma petição a fim de que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anule parcialmente a decisão do colega André Mendonça em torno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Conforme noticiado por este jornal digital, Mendonça determinou em caráter liminar que o tributo estadual para combustíveis deve ser uniforme em todo o Brasil a partir de 1º de julho.

Os representantes jurídicos dos governadores, no entanto, argumentam que a determinação monocrática contraria uma decisão anterior sobre o assunto proferida por Gilmar em uma outra ação.

“Torna-se imprescindível que seja definido por essa Corte, do limite de atuação de cada um dos Relatores e qual das decisões os Estados peticionantes deverão seguir, a partir de 1º de julho de 2022”, diz trecho do pedido. “A jurisprudência dessa Corte Suprema rechaça completamente a tentativa de um ministro, monocraticamente, contrariar a decisão de outro ministro”, alega a petição.

“Ao que tudo indica, qualquer que seja a deliberação dos estados e do DF, acerca da fixação das alíquotas do ICMS incidentes sobre os combustíveis (monofásica ou não), dela não poderá resultar um valor que supere a alíquota geral fixada, no que se constitui justamente o objeto desta ADPF”, defendeu o Colégio Nacional de Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (CONPEG), autor da ação.

*Gazeta Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato