Conheça os novos ministros escolhidos pelo Presidente Bolsonaro Conheça os novos ministros escolhidos pelo Presidente Bolsonaro Conheça os novos ministros escolhidos pelo Presidente Bolsonaro Pular para o conteúdo principal

Conheça os novos ministros escolhidos pelo Presidente Bolsonaro



Nesta quinta-feira (31), dez ministros deixaram seus cargos no governo federal por conta das eleições do próximo mês de outubro.

 Para seus lugares, o presidente Jair Bolsonaro optou por quadros técnicos e que já faziam parte das pastas. Entre os nomes estão servidores de carreira, como os ministros da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e do Trabalho, José Carlos Oliveira.

Do total, nove ministros se desvincularam completamente do governo, enquanto o ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, passou a ser assessor-especial do gabinete pessoal do presidente. 

A medida decorre do fato de que, ao contrário dos colegas, Braga Netto não precisará fazer campanha política de forma mais intensa como os ministros que concorrerão a cargos eletivos.

Com essa decisão, o ex-ministro da Defesa, que é cotado para ser vice na chapa do presidente Jair Bolsonaro, poderá continuar no serviço público por mais tempo e só precisará se desvincular do governo quando faltarem apenas três meses para as eleições, ou seja, no início de julho.

Conheça abaixo quem são os novos ministros do governo Bolsonaro:



MARCELO SAMPAIO – INFRAESTRUTURA
Até esta quinta, Sampaio era secretário-executivo do ministério que era chefiado por Tarcísio de Freitas. Servidor de carreira do governo federal, Marcelo possuía função na área de infraestrutura do Ministério de Planejamento antes de ter assumido a Secretaria Executiva no Ministério da Infraestrutura há três anos.


JOSÉ CARLOS OLIVEIRA – TRABALHO E PREVIDÊNCIA
O escolhido como substituto de Onyx Lorenzoni foi o até então presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira. O novo ministro já ocupou vários cargos de gestão dentro do INSS, instituição da qual é servidor de carreira desde 1985. Oliveira já foi diretor de benefícios e superintendente do INSS em São Paulo, onde também atuou como gerente-executivo.


RONALDO VIEIRA BENTO – CIDADANIA
O substituto de João Roma é mestre em Direito e ocupava até esta quinta-feira o cargo de chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Cidadania. Vieira Bento é policial federal e 1° Tenente da reserva do Exército Brasileiro. Servidor público de carreira do Executivo Federal desde 2005, ele também atuou como coordenador do Conselho Estadual de Segurança Pública Portuária.


CRISTIANE BRITTO – MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS
Ex-secretária nacional de Políticas para as Mulheres, a sucessora de Damares Alves é advogada eleitoralista, com atuação principal no ramo do Direito Partidário. Especialista em Marketing Político, Cristiane foi fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP e do Instituto de Direito Partidário e Político (Pluris).



CARLOS ALBERTO GOMES DE BRITO – TURISMO
O ex-diretor-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) foi o escolhido para substituir o agora ex-ministro Gilson Machado. Carlos Brito é formado em Administração de Empresas e possui mais de vinte anos de experiência na área administrativa atuando como diretor-executivo na iniciativa privada.


DANIEL FERREIRA – DESENVOLVIMENTO REGIONAL
O substituto de Rogério Marinho era até então secretário-executivo no Ministério do Desenvolvimento Regional. Antes de chefiar a Secretaria Executiva da pasta, ele também exerceu o cargo de diretor do Departamento de Produção Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação.


MARCOS MONTES – AGRICULTURA
O nome escolhido para ocupar o posto que era de Tereza Cristina foi o do ex-secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes. Com experiência política, Montes já foi prefeito da de Uberaba (MG) durante dois mandatos consecutivos, entre os anos de 1997 e 2004. Ele também foi deputado federal por Minas Gerais durante três mandatos consecutivos, entre 2007 e 2019.


CÉLIO FARIA JÚNIOR – SECRETARIA DE GOVERNO
Para suceder Flávia Arruda, o nomeado por Bolsonaro foi o até então chefe do gabinete pessoal de Bolsonaro, Célio Faria Júnior. Servidor público federal e economista, o novo ministro já desempenhou funções nas áreas orçamentária e financeira na Assessoria de Relações Institucionais da Marinha, de 1994 a 2014 e de 2016 a 2018.


PAULO ALVIM – CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Escolhido para o lugar de Marcos Pontes, o novo chefe da pasta de Ciência e Tecnologia era secretário de Empreendedorismo e Inovação no ministério. Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alvim atuou por 17 anos no Sebrae Nacional, passando por áreas de Tecnologia e Inovação, Agronegócio, Acesso a Mercados e Serviços Financeiros.


PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA – DEFESA
O substituto de Walter Braga Netto era, até esta quinta-feira, o comandante do Exército Brasileiro. General, Paulo Sérgio Nogueira também foi comandante militar do Norte, em Belém (PA), posto que abrange os estados do Amapá, Pará, Maranhão e parte do território do Tocantins. Ele ingressou no Exército em 1974, na Escola Preparatória de Cadetes.

*Pleno News
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lula afirma ter certeza que Bolsonaro organizou atos do 8 de janeiro, mas não apresenta nenhuma prova

Participe do nosso Telegram clique aqui Lula (PT), em entrevista ao jornal espanhol El País, afirmou categoricamente estar convencido de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua equipe foram os organizadores dos atos do dia 8 de Janeiro, em Brasília, porém não apresentou nenhuma prova. Na entrevista publicada nesta quinta-feira (27), o petista diz, ainda, não ter dúvidas sobre a tentativa de Bolsonaro tomar o poder mesmo antes dos atos. “Não tenho dúvidas de que ele tentou dar um golpe. Isso iria acontecer no primeiro dia da minha posse, mas como era muita gente, esperou uma semana”, disse Lula ao El País. “Temos a convicção de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe.Ele foi indiciado por 34 acusações e mais serão apresentadas, especialmente em processos internacionais”, completou o presidente mais adiante. Lula também omitiu que o seu ex-ministro e membros do seu GSI foram flagrados em meio aos atos, servindo até agua para manifestantes. Em entrevista ao El País,

PL das Fake News: Moraes quer suspensão de perfil difusor

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, se reuniu, nesta terça-feira (25), com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para apresentar sugestões de emendas ao projeto de lei (PL) das Fake News.  No rol das novas medidas, Moraes quer que as redes sociais suspendam perfis, contas ou canais considerados produtores “sistemáticos” de desinformação e publicadores “contumazes” de informações falsas, sem que seja necessário notificar esses usuários da medida adotada. Moraes ainda detalha que devem ser considerados riscos o compartilhamento de “condutas, informações e atos antidemocráticos”; notícias falsas contra o processo eleitoral; “grave ameaça” ou incitação de violência física contra funcionários públicos; publicações que ameacem a “infraestrutura física do Estado” ou que peçam a “abolição violenta da democracia”; e postagens que promovam racismo, homofobia, ideologias nazista, fascista ou odiosa contra mi

Governo Lula corta Auxílio Gás de mais de 250 mil famílias

Desde janeiro, o governo Lula cortou o benefício de Auxílio Gás de 267 mil famílias, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social. O vale-gás consiste no pagamento de botijões a famílias carentes. Os dados, divulgados pelo portal G1, mostram que em dezembro, o benefício era pago a 5,95 milhões de famílias. Em abril, esse número caiu para 5,69 milhões. A queda foi de quase 4,5%. Segundo o ministro Wellington Dias, o corte do benefício ocorreu em razão de uma atualização cadastral, como a revisão feita com o Bolsa Família . “Nós tínhamos muitas pessoas que não preenchiam os requisitos.  O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo. Nós estamos falando de um esforço de dinheiro do povo brasileiro”, declarou Dias, ao G1. O Auxílio Gás foi criado em 2021 pelo governo de Jair Bolsonaro para tentar reduzir o efeito do preço do gás de cozinha no orçamento da