Em um vídeo de pré-campanha divulgado nessa quinta-feira (11), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) vai ajudar a governar o Brasil, se o PT ganhar as eleições.
Lula relatou que:
“Os membros do MTST não serão coadjuvantes, mas, sim, sujeitos da história”.
O petista garantiu que quer realizar programas de habitação com ajuda do MTST.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto é famoso pelo seu histórico de invasões contra propriedades no interior e nos grandes centros urbanos.
O MTST é liderado por Guilherme Boulos (PSOL), que tem proximidade política com Lula e o PT.
Ao saber do comentário feito por Lula sobre o MTST, Bolsonaro mostrou que a farra das invasões acabou:
” O que esse pessoal produz, pra mim esse pessoal produz invasão de casa, nada além disso”, disse o presidente Jair Bolsonaro durante live no Instagram.
O presidente Bolsonaro ainda falou sobre número de invasões:
“Sobre invasões de propriedades rurais, no governo FHC, a média de invasões por ano foi de 305. No governo Lula, média de 246. No governo Dilma 182 invasões. No governo Temer, 37 invasões e no nosso governo, 5 invasões por ano”.
Por fim, ele relatou o que fez para o número de invasões cair durante o seu governo:
“O que aconteceu para cair tanto as invasões de terra no nosso governo? Primeiro tirar dinheiro de ONG. A outra foi a questão do armamento, permitindo a posse estendida da arma de fogo. Até o ano retrasado o proprietário rural só podia usar a arma dentro da sua casa.
Agora não, ele pode pegar o cavalo, o carro e em todo o perímetro da fazenda, andar armado. E titulação de terras. Quando você dá o título de propriedade para as pessoas, que esperavam a 30, 40 anos, elas passam a ser donas daquela propriedade”.