Putin proíbe imprensa de chamar guerra de guerra Putin proíbe imprensa de chamar guerra de guerra Putin proíbe imprensa de chamar guerra de guerra Putin proíbe imprensa de chamar guerra de guerra -->

Putin proíbe imprensa de chamar guerra de guerra


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fechou o cerco no entorno da imprensa não alinhada ao Kremlin. Na quinta-feira 24, o chefe do Executivo determinou a 10 veículos de mídia que chamem a guerra na Ucrânia de “operação militar especial no Donbass”. Caso não obedeçam, serão “bloqueados”.

Ao rebatizar a guerra, Putin remete ao reconhecimento das áreas rebeldes pró-Rússia no leste ucraniano, a bacia do rio Don (Donbass), que pediram ajuda militar contra uma suposta agressão de Kiev. A nova norma do presidente se deu por meio da Roskomnadzor, a agência reguladora de imprensa russa.
Siga nossas Redes 

Em comunicado, o órgão de censura avisou estar barrando os termos “declaração de guerra, ataque e invasão”. Receberam a ameaça veículos conhecidos, como a rádio Eco de Moscou, a Novaia Gazeta (novo jornal, em russo), a TV Dojd (chuva) e os sites Mediazona, The New Times, entre outros.

Além de bloqueios e empastelamento, há a possibilidade de multas que chegam a até 5 milhões de rublos (R$ 300 mil). Desde 2012, quando houve grandes protestos contra sua vitória para um terceiro mandato presidencial, Putin acelerou seu projeto em curso para tolher a liberdade de imprensa.

*Revista Oeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato