Ministro da Cidadania diz que governo Federal vai reconstruir casas destruídas pelas chuvas na Bahia Ministro da Cidadania diz que governo Federal vai reconstruir casas destruídas pelas chuvas na Bahia Ministro da Cidadania diz que governo Federal vai reconstruir casas destruídas pelas chuvas na Bahia Pular para o conteúdo principal

Ministro da Cidadania diz que governo Federal vai reconstruir casas destruídas pelas chuvas na Bahia


O ministro da Cidadania, João Roma, está neste domingo (26) na cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, que tem sido fortemente afetada pelas chuvas. Durante coletiva de imprensa na prefeitura da cidade, Roma disse que o governo tem recursos para custear a reconstrução de casas das mais de 4,2 mil pessoas desabrigadas na região.

“Temos recursos para a reconstrução dessas casas, temos recursos para o abrigamento dessas pessoas que provisoriamente estarão desalojadas. Óbvio que a reconstrução das casas não pode se dar em uma área de risco. São muitas ações e protocolos na abordagem da Defesa Civil”, disse o ministro da Cidadania.

O ministro disse ter conversado neste domingo com o presidente Jair Bolsonaro, que pediu que as ações do Governo Federal sejam intensificadas para salvar vidas. Antes de ir a Ilhéus, Roma visitou Nazaré, que teve casas destruídas e mais de 50 famílias deixaram suas residências devido ao risco de alagamento. Ele também citou o rompimento de barragens e a situação do Vale do Jiquiriçá, que também tem sido muito afetado pelas chuvas.

"Momento crucial agora é colocar em estado de alerta retirando as famílias de área de risco. Esse é o momento de preservar vidas e, na sequência, tomar todas as medidas, recursos federais estão sendo liberados. Lembrando que desde o último dia 28 de novembro que a Defesa Civil já está instalada aqui na Bahia e essas chuvas só aumentaram”, disse o ministro.

De acordo com a Defesa Civil já são 286 feridos, 11 mil desabrigados, 19.470 desalojados. Mais de 378 mil pessoas foram atingidas pelas tempestades e alagamentos.

Mais cedo, o governo de Rui Costa (PT-BA) decretou estado de emergência em 72 cidades, como Ilhéus, Porto Seguro, Prado, Vitória da Conquista e Itambé.

*Gazeta Brasil
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente da CPMI se revolta e anuncia que vai ao STF contra Flávio Dino, (Veja o Vídeo)

Na manhã desta terça (01), o presidente da CPMI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia anunciou que pedirá ao STF que determine a Flávio Dino a entrega das imagens do 8 de janeiro à comissão. Veja abaixo: "Se nós aceitarmos passivamente esse tipo de comportamento, esta CPMI está condenada ao ridículo”, diz @DepArthurMaia , anunciando que vai pedir ao @STF_oficial que determine a @FlavioDino entregar imagens do 8 de janeiro à comissão. pic.twitter.com/ExXEGtAaIT — O Antagonista (@o_antagonista) August 1, 2023

Filipe Barros acaba de desmascarar a relatora da CPMI, (Veja o Vídeo)

A senadora Eliziane Gama(PSD), através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI dos atos de 8 de janeiro, as perguntas que seriam feitas ao chefe do GSI. A acusação foi feita no plenário pelo deputado Felipe Barros(PL) que expôs os trechos da converse entre Gonçalves Dias e seu filho; A senadora é relatora da CPMI. URGENTE! A senadora Eliziane Gama, através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI, as perguntas que seriam feitas. Isso é um ABSURDO!!!! Em nome da MORALIDADE a relatora desse ser trocada IMEDIATAMENTE. pic.twitter.com/IIJ1ECxIeF — TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) September 12, 2023

Deu Ruim novamente: Jean Wyllys perde outro processo na justiça

A Justiça do Distrito Federal inocentou o homem acusado de ter xingado e ameaçado o ex-deputado Jean Wyllys (PT). A magistrada Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes, da 1ª Vara Criminal de Brasília, disse que os elementos apontados por Wyllys, nos autos, não comprovaram a autoria das mensagens ofensivas, logo não seria possível afirmar "com a certeza necessária" que Marcelo Valle Silveira Mello escreveu os e-mails em questão. Marcelo Valle Silveira Mello é acusado de chamar o ex-deputado de "bixona" e disse que Wyllys era protegido pelo cargo que ocupava, mas que a família dele não. Na época, Jean era deputado federal.