Deputada do PSOL propõe descriminalizar ‘furto por necessidade’ Deputada do PSOL propõe descriminalizar ‘furto por necessidade’ Deputada do PSOL propõe descriminalizar ‘furto por necessidade’ Deputada do PSOL propõe descriminalizar ‘furto por necessidade’ -->

Deputada do PSOL propõe descriminalizar ‘furto por necessidade’


A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) apresentou um projeto de lei que, em suma, descriminaliza o furto de alimentos. O PL 4540/2021 prevê alteração do Código Penal e a descriminalização do ato de furto de alimentos por fome.

O novo texto do Artigo 155 apresentado prevê os termos “furto por necessidade” e “furto insignificante” – com punição leve, apenas de multas, a depender do caso.

Hoje, pela lei, o furto ou roubo de alimentos é passivo de punição criminal – em casos pequenos e corriqueiros, se comprovada a extrema necessidade de alimentação, cabe ao(a) juiz(a) sentenciar ou não pena leve ou perdão.

Até no STF há ministros que já sentenciaram a insignificância de ocorrências similares.

O texto ainda prevê que não há crime em caso de reincidências. A proposta está na mesa do presidente Arthur Lira para despacho para tramitação às comissões da Casa.

Além de Talíria, outros oito deputados assinaram o PL, sendo a maioria do Psol e um do PT.

São eles:

Dep. Talíria Petrone (PSOL/RJ)
Dep. Natália Bonavides (PT/RN)
Dep. Sâmia Bomfim (PSOL/SP)
Dep. Vivi Reis (PSOL/PA)
Dep. David Miranda (PSOL/RJ)
Dep. Fernanda Melchionna (PSOL/RS)
Dep. Glauber Braga (PSOL/RJ)
Dep. Áurea Carolina (PSOL/MG)
Dep. Ivan Valente (PSOL/SP)



*Gazeta Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato