Marcos Pontes mostra impressionantes vídeos de testes de motor do Programa Espacial Brasileiro, Assista Marcos Pontes mostra impressionantes vídeos de testes de motor do Programa Espacial Brasileiro, Assista Marcos Pontes mostra impressionantes vídeos de testes de motor do Programa Espacial Brasileiro, Assista Marcos Pontes mostra impressionantes vídeos de testes de motor do Programa Espacial Brasileiro, Assista -->

Marcos Pontes mostra impressionantes vídeos de testes de motor do Programa Espacial Brasileiro, Assista



O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, mostrou imagens do teste do motor S50, em São José dos Campos. O teste do motor, realizado em terra, é considerado um passo importante para o Programa Espacial Brasileiro, que agora vai avançar na construção do seu Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) e no VS-50. 

O ministro disse: 

ORGULHO! O teste aconteceu com 100% de sucesso na área operacional da Usina Coronel Abner (UCA), em São José dos Campos (SP) Trata-se de um projeto 100% nacional, com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI por meio de sua autarquia vinculada, a Agência Espacial Brasileira - AEB e de sua empresa pública. 

A empresa Avibras - Indústria Aeroespacial S/A é responsável pela execução do projeto. A Força Aérea Brasileira - FAB, por meio do DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da equipe técnica do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE , localizados em São José dos Campos (SP), promoveram nesta sexta-feira (01/10), o primeiro ensaio de Tiro em Banco do Motor-Foguete S50. 

Este dia fica para a história do Brasil!!! Grande Abraço Espacial Confie na Ciência Brasileira A Agência Espacial Brasileira também divulgou vídeos do momento do teste, com a comemoração dos cientistas, e comemorou: “Grande dia para o setor espacial brasileiro! O Brasil passa, oficialmente, para o próximo estágio em sua jornada ao espaço”.

 A Agência explicou: “O teste do S50, que aconteceu nesta sexta-feira (1º), em uma unidade do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), foi um sucesso. Os engenheiros presentes mostraram-se muito contentes com os resultados. 

Entre as várias autoridades presentes no teste, estavam o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, o Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do ar O`Donnell, e o Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Julio Shidara. Os testes em terra de queima do motor atingiram as expectativas e mostraram um excelente resultado. 

É um passo importante para o Programa Espacial Brasileiro, que agora vai avançar na construção do seu Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) e no VS-50, veículo de sondagem financiado pela AEB, uma autarquia vinculada ao MCTI, e desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e pela Agência Espacial Alemã (DLR). (...) O motor já tinha passado por uma série de testes, mas agora ele foi realmente colocado à prova para testar sua resistência e desempenho. Ele funcionou perfeitamente durante o “tempo de queima do motor”, de cerca de 84 segundos. 

Para realizar o teste, o motor foi preso a um grande bloco de concreto e uma série de sensores que mediram o comportamento do S-50 durante todo o tempo. 

“Os testes em terra da queima do motor são integrantes da bateria de testes antes do lançamento. Nestes testes, são verificadas curva de empuxo (queima do propelente), pressão, deformação, vibração e temperatura do motor”, disse o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Paulo Barros”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato