O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, mostrou imagens do teste do motor S50, em São José dos Campos. O teste do motor, realizado em terra, é considerado um passo importante para o Programa Espacial Brasileiro, que agora vai avançar na construção do seu Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) e no VS-50.
O ministro disse:
ORGULHO! O teste aconteceu com 100% de sucesso na área operacional da Usina Coronel Abner (UCA), em São José dos Campos (SP) Trata-se de um projeto 100% nacional, com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI por meio de sua autarquia vinculada, a Agência Espacial Brasileira - AEB e de sua empresa pública.
A empresa Avibras - Indústria Aeroespacial S/A é responsável pela execução do projeto. A Força Aérea Brasileira - FAB, por meio do DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da equipe técnica do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE , localizados em São José dos Campos (SP), promoveram nesta sexta-feira (01/10), o primeiro ensaio de Tiro em Banco do Motor-Foguete S50.
Este dia fica para a história do Brasil!!! Grande Abraço Espacial Confie na Ciência Brasileira A Agência Espacial Brasileira também divulgou vídeos do momento do teste, com a comemoração dos cientistas, e comemorou: “Grande dia para o setor espacial brasileiro! O Brasil passa, oficialmente, para o próximo estágio em sua jornada ao espaço”.
A Agência explicou: “O teste do S50, que aconteceu nesta sexta-feira (1º), em uma unidade do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), foi um sucesso. Os engenheiros presentes mostraram-se muito contentes com os resultados.
Entre as várias autoridades presentes no teste, estavam o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, o Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do ar O`Donnell, e o Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Julio Shidara. Os testes em terra de queima do motor atingiram as expectativas e mostraram um excelente resultado.
É um passo importante para o Programa Espacial Brasileiro, que agora vai avançar na construção do seu Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) e no VS-50, veículo de sondagem financiado pela AEB, uma autarquia vinculada ao MCTI, e desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e pela Agência Espacial Alemã (DLR). (...) O motor já tinha passado por uma série de testes, mas agora ele foi realmente colocado à prova para testar sua resistência e desempenho. Ele funcionou perfeitamente durante o “tempo de queima do motor”, de cerca de 84 segundos.
Para realizar o teste, o motor foi preso a um grande bloco de concreto e uma série de sensores que mediram o comportamento do S-50 durante todo o tempo.
“Os testes em terra da queima do motor são integrantes da bateria de testes antes do lançamento. Nestes testes, são verificadas curva de empuxo (queima do propelente), pressão, deformação, vibração e temperatura do motor”, disse o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Paulo Barros”.