Bolsonaro terá de trocar pelo menos 7 ministros até abril Bolsonaro terá de trocar pelo menos 7 ministros até abril Bolsonaro terá de trocar pelo menos 7 ministros até abril Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro terá de trocar pelo menos 7 ministros até abril



Pelo menos 7 dos 22 ministros da equipe de governo de Bolsonaro começam a se preparar para deixar seus cargos no primeiro escalão e trocar o gabinete em Brasília pela busca de palanques e por ajustes pré-eleitorais.

Pela legislação eleitoral, em abril vence o prazo para a desincompatibilização: seis meses antes da disputa, ocupantes de cargos públicos que queiram concorrer devem se afastar de seus postos.

A debandada compulsória levará Bolsonaro a criar uma espécie de governo transitório durante 8 meses finais de seu mandato, em 2021. Pela regra, o presidente, provável candidato à reeleição, como chefe do Executivo, pode optar por concorrer mantendo-se no cargo.

Integram a lista alguns dos principais articuladores políticos do governo, como Flávia Arruda (PL/DF), ministra da Secretaria de Governo; Onyx Lorenzoni (DEM), do Trabalho e Previdência; e Fábio Faria (PSD), das Comunicações. 

Os preparativos para o afastamento incluem acelerar a agenda de inaugurações e lançamentos de programas – o que foi considerado nos eventos dos chamados "mil dias de governo". É também a fase de produzir imagens que possam ser úteis durante a campanha eleitoral, na busca de exibir ao eleitor resultados e proximidade com o presidente da República.

A lista de baixas obrigatórias ainda inclui: Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional; João Roma (PRB), da Cidadania; e Tereza Cristina (DEM), da Agricultura. O ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, cotado para eventual vice de Bolsonaro, é um caso à parte, e pode vir a ter de se afastar da função, caso ambicione concorrer.

Segundo o TSE, a desincompatibilização “busca impedir que o servidor, no uso do cargo, função ou emprego público, utilize a administração pública em benefício próprio". A exigência está lastreada em outro princípio, o do equilíbrio de condições de disputa. O afastamento do cargo “busca evitar o abuso de poder econômico ou político nas eleições por meio do uso da estrutura e recursos aos quais o servidor tem acesso”, esclarece o Tribunal.

Fonte: R7

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente da CPMI se revolta e anuncia que vai ao STF contra Flávio Dino, (Veja o Vídeo)

Na manhã desta terça (01), o presidente da CPMI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia anunciou que pedirá ao STF que determine a Flávio Dino a entrega das imagens do 8 de janeiro à comissão. Veja abaixo: "Se nós aceitarmos passivamente esse tipo de comportamento, esta CPMI está condenada ao ridículo”, diz @DepArthurMaia , anunciando que vai pedir ao @STF_oficial que determine a @FlavioDino entregar imagens do 8 de janeiro à comissão. pic.twitter.com/ExXEGtAaIT — O Antagonista (@o_antagonista) August 1, 2023

Filipe Barros acaba de desmascarar a relatora da CPMI, (Veja o Vídeo)

A senadora Eliziane Gama(PSD), através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI dos atos de 8 de janeiro, as perguntas que seriam feitas ao chefe do GSI. A acusação foi feita no plenário pelo deputado Felipe Barros(PL) que expôs os trechos da converse entre Gonçalves Dias e seu filho; A senadora é relatora da CPMI. URGENTE! A senadora Eliziane Gama, através de seu assessor, combinou com o GDias as vésperas da oitava na CPMI, as perguntas que seriam feitas. Isso é um ABSURDO!!!! Em nome da MORALIDADE a relatora desse ser trocada IMEDIATAMENTE. pic.twitter.com/IIJ1ECxIeF — TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) September 12, 2023

Deu Ruim novamente: Jean Wyllys perde outro processo na justiça

A Justiça do Distrito Federal inocentou o homem acusado de ter xingado e ameaçado o ex-deputado Jean Wyllys (PT). A magistrada Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes, da 1ª Vara Criminal de Brasília, disse que os elementos apontados por Wyllys, nos autos, não comprovaram a autoria das mensagens ofensivas, logo não seria possível afirmar "com a certeza necessária" que Marcelo Valle Silveira Mello escreveu os e-mails em questão. Marcelo Valle Silveira Mello é acusado de chamar o ex-deputado de "bixona" e disse que Wyllys era protegido pelo cargo que ocupava, mas que a família dele não. Na época, Jean era deputado federal.