Fux manda retirar bandeira do Brasil Império hasteada no TJMS Fux manda retirar bandeira do Brasil Império hasteada no TJMS Fux manda retirar bandeira do Brasil Império hasteada no TJMS Fux manda retirar bandeira do Brasil Império hasteada no TJMS -->

Fux manda retirar bandeira do Brasil Império hasteada no TJMS


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, determinou nesta segunda-feira (6) que o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) retire a bandeira do Brasil Império hasteada na sede do tribunal.

O hasteamento foi ordenado pelo presidente do TJMS, o desembargador Carlos Eduardo Contar. Em nota, o tribunal justificou que a bandeira foi erguida em celebração aos 199 anos da Independência do Brasil, comemorada hoje, neste 7 de setembro.

A determinação de Fux atendeu a uma solicitação do Conselho Nacional de Justiça, do qual o ministro também é presidente.

Informações adicionais sobre a conduta do desembargador serão enviadas à Corregedoria Nacional de Justiça, onde serão apuradas possíveis infrações disciplinares.

– A manutenção da situação relatada tende a causar confusão na população acerca do papel constitucional e institucional do Poder Judiciário, na medida em que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul pretende diminuir os símbolos da República Federativa do Brasil – escreveu Fux.

Em nota, o TJMS argumentou que a bandeira do Brasil Império traz referências do período em que o país foi uma monarquia.

– O verde remete à Casa de Bragança, dinastia de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Já o amarelo remete à Casa de Habsburgo, dinastia da primeira esposa de Dom Pedro, Imperatriz Dona Leopoldina – afirma.

Ainda segundo o tribunal, o hasteamento da bandeira foi feito “como sinal de reconhecimento aos ideais libertários e de respeito à Constituição”.

*Pleno News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato