Arthur Lira articula PEC que pode aumenta idade máxima dos indicados ao STF Arthur Lira articula PEC que pode aumenta idade máxima dos indicados ao STF Arthur Lira articula PEC que pode aumenta idade máxima dos indicados ao STF Arthur Lira articula PEC que pode aumenta idade máxima dos indicados ao STF -->

Arthur Lira articula PEC que pode aumenta idade máxima dos indicados ao STF


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), articula apoio para a provação da PEC que muda de 65 para 70 anos a idade máxima dos indicados ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A informação é do jornal Folha de S. Paulo e a proposta é assinada pelo deputado Cacá Leão (PP-BA).

A mudança está relacionada ao aumento de 70 para 75 anos da aposentadoria compulsória dos ministros dos tribunais superiores, STF e TCU, aprovada em 2015. A PEC também poderia abranger ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça), do TST (Tribunal Superior do Trabalho), TCU (Tribunal de Contas da União) e juízes dos TRFs (Tribunais Regionais Federais) e TRTs (Tribunais Regionais do Trabalho).

Ainda segundo a Folha, a proposta tem como objetivo viabilizar a indicação ao STF de nomes que já completaram 65 anos ou estão próximos da idade. Arthur Lira, por exemplo, trabalhava para a indicação do presidente do STJ, Humberto Martins, que completa 65 anos em outubro.

No texto, Cacá Leão afirma que o contexto elevou os gatos com aposentadoria e que a aprovação da PEC evitaria aposentadorias prematuras.

O senador José Serra (PSDB-SP) já havia proposto a ampliação da idade máxima nas nomeações para os tribunais superiores. A PEC do senador, porém, está parada na CCJ da Casa esperando um relator.

Uma PEC necessita do voto favorável de pelo menos 308 deputados, na votação em 2 turnos, para ser aprovada na Câmara. Já no Senado, é preciso do apoio de ao menos 49 senadores, também na votação em 2 turnos.

*Gazeta Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato