Após decisão judicial, Google exclui canal Terça Livre do YouTube Após decisão judicial, Google exclui canal Terça Livre do YouTube Após decisão judicial, Google exclui canal Terça Livre do YouTube Após decisão judicial, Google exclui canal Terça Livre do YouTube -->

Após decisão judicial, Google exclui canal Terça Livre do YouTube


O Google excluiu do YouTube, nesta quinta-feira (15), o canal Terça Livre, fundado pelo jornalista Allan dos Santos. A remoção ocorre após a big tech obter sentença favorável na Justiça.

A batalha judicial entre Google e Terça Livre, que tinha mais de 1,2 milhão de seguidores, se arrasta desde fevereiro, quando a plataforma suspendeu a página sob o argumento de que o canal estaria ferindo a “política de integridade da eleição presidencial” ao sugerir que houve fraude na vitória do presidente Joe Biden sobre Donald Trump. Em outro vídeo, o canal comentou sobre a invasão ao Capitólio, o que o Google considerou “incitação para que outras pessoas cometam atos violentos contra indivíduos ou um grupo definido de pessoas”.

Allan então entrou na Justiça e conseguiu uma liminar que manteve o canal disponível.

Já nesta última decisão, a juíza Ana Carolina de Almeida, da 8ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, entendeu que era “improcedente” a reativação do canal, o que permitiu que o Google excluísse a página de vez.

– A ação da ré em encerrar o canal do requerente não é ato ilícito, tampouco, atentado contra o direito à liberdade de expressão do autor. Trata-se, na realidade, de exercício de pleno direito. Como já supra exposto, pode a ré impor balizas ao comportamento dos usuários de suas plataformas – afirmou a juíza na decisão.

O Google se manifestou após a decisão.

– Com a perda dos efeitos da decisão liminar que estava em vigor, os canais serão removidos novamente, de acordo com os termos de serviço e as diretrizes de comunidade do YouTube – disse a empresa em nota à Folha de S. Paulo.

Em seu site, o Terça Livre afirmou que seus advogados irão recorrer da decisão.

*Pleno News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato