Confederação israelita repudia fala absurda de Calheiros sobre nazismo em CPI Confederação israelita repudia fala absurda de Calheiros sobre nazismo em CPI Confederação israelita repudia fala absurda de Calheiros sobre nazismo em CPI Confederação israelita repudia fala absurda de Calheiros sobre nazismo em CPI -->

Confederação israelita repudia fala absurda de Calheiros sobre nazismo em CPI


A Confederação Israelita do Brasil (Conib), em nota, disse repudiar “mais uma vez comparações completamente indevidas do momento atual” com “os trágicos episódios do nazismo que culminaram no extermínio de 6 milhões de judeus no Holocausto”.

Na manhã desta terça-feira (25), o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), comparou as funções e responsabilidades do colegiado ao Tribunal de Nuremberg. Segundo o senador, “um dos julgamentos mais famosos da história” e onde “o mundo procurou encontrar respostas para um crime até hoje inconcebível, o genocídio de seis milhões de judeus nos campos de concentração do regime nazista”.

A comparação irritou membros governistas da CPI, entre eles, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), Marcos Rogério (DEM-RO), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e o filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Para a confederação, “estas comparações, muitas vezes com fins políticos, são um desrespeito à memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes”. Atualmente, a Conib mantém no ar a campanha “Não compare o incomparável” a fim de desestimular a banalização do Holocausto.

*Estadão

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato