CCJ deve analisar PL que criminaliza STF por usurpação de competência CCJ deve analisar PL que criminaliza STF por usurpação de competência CCJ deve analisar PL que criminaliza STF por usurpação de competência CCJ deve analisar PL que criminaliza STF por usurpação de competência -->

CCJ deve analisar PL que criminaliza STF por usurpação de competência


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) deve analisar amanhã, terça-feira 4, um projeto de lei que prevê a criminalização de ministros do Supremo Tribunal Federal que usurparem “competência do Poder Legislativo ou do Poder Executivo”.

O texto é de autoria do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) e outros 22 parlamentares. A relatora, deputada Chris Tonietto (PSL-RJ), deu parecer “pela constitucionalidade” da matéria. Uma vez aprovada, a proposta pode ser votada no plenário da Casa — o que não tem data definida.


“Um dos mais sérios problemas da atual configuração institucional do Estado brasileiro é a hipertrofia do Supremo Tribunal Federal como órgão de controle de constitucionalidade”, escreveu a parlamentar no relatório. 

“Efetivamente, tem se servido o Supremo Tribunal de seu posto de guardião da Constituição, não apenas para substituir-se ao Congresso Nacional, como também, o que é muito pior, para fazer tábula rasa do próprio texto constitucional. Na prática, o STF vem esvaziando completamente o sentido objetivo das palavras da Constituição, substituindo-o pelo programa ideológico de seus onze ministros.”

*Revista Oeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato