PGR aponta “responsabilidade direta” de Lula em corrupção na Petrobras PGR aponta “responsabilidade direta” de Lula em corrupção na Petrobras PGR aponta “responsabilidade direta” de Lula em corrupção na Petrobras PGR aponta “responsabilidade direta” de Lula em corrupção na Petrobras -->

PGR aponta “responsabilidade direta” de Lula em corrupção na Petrobras




No recurso contra a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que anulou as condenações impostas pela Lava Jato ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Procuradoria-Geral da República sustentou que houve participação determinante do petista no esquema de corrupção da Petrobras.

Segundo o documento, assinado pela subprocuradora Lindôra Araújo, “o ex-presidente teve responsabilidade criminal direta pelo esquema criminoso que vitimou a Petrobras”.

Araújo também refuta o argumento de que as propinas pagas ao petista, incluindo as reformas no tríplex e no sítio e os repasses ao Instituto Lula, não tinham relação com a Petrobras. Segundo ela, os benefícios ao ex-presidente eram frutos diretos da corrupção.

– Tais pagamentos estavam vinculados a acertos de corrupção do então presidente com o Grupo Odebrecht, o Grupo OAS e José Carlos Costas Marques Bumlai e abrangiam contratos da Petrobras – reforçou a PGR.

Especificamente sobre o Instituto Lula, a PGR destaca que a entidade também foi usada para “fatos ilícitos”.


– Os fatos ilícitos versados nas referidas ações penais estão, a toda evidência, associados diretamente ao esquema criminoso de corrupção e de lavagem de dinheiro investigado no contexto da ‘Operação Lava Jato’ e que lesou diretamente os cofres da Petrobras – diz o recurso.

LEIA O DOCUMENTO DA PGR NA ÍNTEGRA

*Pleno News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato