STJ anula quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro STJ anula quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro STJ anula quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro STJ anula quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro -->

STJ anula quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro


Nesta terça-feira (24), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) formou maioria para declarar a nulidade da quebra de sigilo bancário e fiscal do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no âmbito das investigações no caso da “rachadinha” na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

Por maioria dos votos, os ministros da Quinta Turma do STJ, colegiado encarregado de analisar a matéria, identificaram problemas de fundamentação na decisão judicial.

Em decisões liminares (provisórias), o relator do caso, ministro Felix Fischer, havia rejeitado os argumentos de Flávio. Agora, a Quinta Turma confirmou essas liminares.

Com a decisão, os dados não poderão ser usados como prova na denúncia já apresentada contra o senador por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Votaram a favor do senador os ministros João Otávio de Noronha, Reynaldo Soares da Fonseca, Marcelo Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik.

A maioria considerou que não havia fundamentação suficiente para a medida, autorizada numa decisão com apenas cinco linhas.


“Estou reconhecendo a nulidade do compartilhamento de dados por meio dos relatórios, reconhecendo a nulidade, por derivação, das demais diligências realizadas a partir da ordem ilícita indicada, a nulidade do afastamento de sigilo bancário e fiscal, por não possuírem fundamento adequado e a nulidade de todas as diligências que se ampararam nas decisões judiciais nulas respectivas”, disse Noronha, que abriu a divergência.

Apenas o relator, Felix Fischer, votou pela manutenção da medida, em voto proferido no ano passado.

*Gazeta Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato