Neste sábado (13), o presidente Jair Bolsonaro desembarcou em São Francisco do Sul (SC), onde deve ficar até terça-feira (16), para atividades de lazer e reuniões políticas.
Ao chegar à cidade catarinense, o presidente parou em diferentes pontos para cumprimentar apoiadores, que pediram para tirar fotos e conversar com o chefe do Executivo federal. Bolsonaro aceitou tirar fotos e até pegou crianças no colo.
Ao cumprimentar apoiadores, Bolsonaro foi questionado sobre o auxílio emergencial. Ele responsabilizou governadores pelo fechamento das atividades econômicas e a pressão pelo socorro assistencial.
– Quem foi que tirou teu emprego? Tá gravando? Pode gravar. Você quer o auxílio? Pede para o governador. Quem fechou tudo, fui eu ou foi o governador? Quem fechou o comércio, fui eu ou o governador? Eu tô te perguntando: quem foi que tirou teu emprego? – declarou o presidente a uma mulher.
O governo federal deve retomar o pagamento do auxílio a partir de março. Para isso, negocia com o Congresso a aprovação de uma agenda fiscal de redução de gastos, ainda sem garantias de votação, para compensar a despesa.
Nesta semana, Bolsonaro condicionou a volta do auxílio à abertura total do comércio. A maioria das pessoas que recebeu o presidente manifestou apoio.
A Presidência da República não divulgou uma agenda oficial no local.