No Distrito Federal, 1.855 presos do regime semiaberto deixaram a cadeia nesta segunda-feira, 21, para a saída temporária de Natal.
A decisão é da Vara de Execuções Penais do DF e cumpre o calendário estabelecido pela Justiça. Os detentos devem se apresentar novamente em 28 de dezembro.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, a medida vale apenas presos do regime semiaberto e que têm autorização para trabalho externo ou saídas temporárias.
Aqueles que não retornarem no dia previsto serão considerados foragidos e podem perder o direito ao regime semiaberto. Por lei, os presos têm 35 dias de saídas temporárias ao longo do ano.
Devido à pandemia, os “saidões” ficaram suspensos entre março e o início de setembro deste ano.
A liberação, que acontece em todo o país, ocorre na mesma semana em que governadores anunciaram o endurecimento de medidas restritivas que querem manter milhões de brasileiros “presos” em casa.
Um vídeo que mostra os presos sendo liberados viralizou nas redes socais:
A partir de hoje, melhor é ficar trancado em casa.
— DelegadoFrancischini (@Francischini_) December 22, 2020
Na rua você pode ser assaltado e morto por um preso beneficiado pelo Saidão de Natal. A imagem revolta. 1855 detentos liberados pela Justiça do DF. Em SP, foram 33 mil, no PR mais 1,4 mil, milhares em todo o Brasil. pic.twitter.com/hrCYBsNMsk
Fonte: Revista Oeste