Na cerimônia, a FAB (Força Aérea Brasileira) comemorou o dia do aviador e apresentou o caça Gripen.
A unidade apresentada é de testes. A previsão é que os primeiros Gripens operacionais sejam entregues em 2021.
Bermudez disse que os novos aviões aumentam o poderio aéreo do Brasil. “[o Gripen] é capaz de pousar em pistas curtas, rodopistas, e em locais de estrutura reduzida como é o caso do ambiente amazônico”, declarou o comandante da FAB.
“Fomos capazes de colocar no ar dois vetores que podem transformar de forma irreversível na sua operacionalidade”, disse o Presidente Jair Bolsonaro. Ele se refere ao Gripen e ao KC 390, focado em transporte.
“Serão 36 aeronaves no processo, cujo diferencial é a transferência de tecnologia de forma dual, que poderá ser utilizado em outros setores da economia”, declarou o ministro da Defesa.
O avião de guerra tem tecnologia desenvolvida pela empresa sueca Saab. O contrato entre a firma e a FAB foi fechado em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff.
O acerto incluiu treinamento de pilotos e mecânicos, além da aquisição de 36 caças. Também faz parte do contrato a transferência de tecnologia. A Embraer poderá fabricar aviões do tipo. O custo foi de US$ 5,4 bilhões.
O 1º avião chegou ao Brasil em setembro, via porto de Navegantes (SC). Voou pela 1ª vez em espaço aéreo brasileiro de Navegantes para a pista da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
Na 4ª feira (21.out.2020), 2 caças voaram sobre Brasília. O Gripen e 1 Northrop F-5E Tiger 2, que será substituído pelos novos equipamentos de tecnologia sueca. Foi 1 treinamento para a apresentação desta 6ª feira.
O avião pode ser utilizado em missões ar-ar, ar-terra e ar-mar. Tem 10 pontos de carga, onde podem ser conectados armamentos diversos. Ele também pode ser reabastecido em voo.
Em terra, segundo a Força Aérea, pode ser recarregado, reabastecido e inspecionado em 10 minutos. São necessárias 5 pessoas com o treinamento adequado.
O Gripen chega a duas vezes a velocidade do som. Tem 8,6 metros de envergadura, 15,2 metros de comprimento e 4,5 de altura. É movido por 1 único motor General Electric.
De acordo com a Força Aérea, será possível fazer atualizações no caça ao longo de sua vida operacional.
O dia do aviador é comemorado em 23 de outubro porque nesse dia, em 1906, o brasileiro Alberto Santos-Dumont fez o 1º voo do 14-Bis. A demonstração foi no Campo de Bagatelle, em Paris. Santos-Dumont é considerado o pai da aviação.
Fonte: Poder 360