Marco Aurélio defende que OAB preste contas ao TCU Marco Aurélio defende que OAB preste contas ao TCU Marco Aurélio defende que OAB preste contas ao TCU Marco Aurélio defende que OAB preste contas ao TCU -->

Marco Aurélio defende que OAB preste contas ao TCU




O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, anunciou que vai votar para que a OAB seja obrigada a prestar contas ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Ele é relator de processo que discute a questão e que vai começar a ser discutido no Plenário Virtual na semana que vem, no dia 9 de outubro.

Nesta terça-feira (29), o ministro divulgou o voto que apresentará quando a discussão começar. De acordo com ele, a Constituição Federal garante que os tribunais de contas devem fiscalizar as finanças de “qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada”, conforme diz o parágrafo único do artigo 71.

Portanto, disse, basta, “para fins de submissão à fiscalização, o fato de estar envolvida coisa pública”. A OAB é financiada pelo pagamento de anuidades obrigatórias de advogados, o que a incluiria na categoria de “entidade pública”, de acordo com Marco Aurélio.

Marco Aurélio também rejeitou o argumento de que a OAB seria uma autarquia única, ou “suis generis”, como o STF disse em um julgamento de 2005 usado até hoje para justificar a falta de controle externo das contas da Ordem. “Onde o legislador, principalmente o constituinte, não distingue, descabe ao intérprete fazê-lo”, disse, no voto.

“Em síntese, a Ordem dos Advogados, embora não seja ente estatal, integrante dos quadros da Administração, é entidade pública, de natureza autárquica – especial e corporativista –, arrecadando contribuições de índole tributária, daí impor-se a submissão ao controle externo”, concluiu o ministro.

Fonte: Gazeta Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato