Aliado de Evo Morales vence eleições presidenciais na Bolívia no 1º turno, apontam pesquisas Aliado de Evo Morales vence eleições presidenciais na Bolívia no 1º turno, apontam pesquisas Aliado de Evo Morales vence eleições presidenciais na Bolívia no 1º turno, apontam pesquisas Aliado de Evo Morales vence eleições presidenciais na Bolívia no 1º turno, apontam pesquisas -->

Aliado de Evo Morales vence eleições presidenciais na Bolívia no 1º turno, apontam pesquisas




Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), o partido do ex-mandatário Evo Morales, deverá ser o novo presidente da Bolívia. De acordo com duas apurações de boca de urna, Arce obteve cerca de 53% dos votos, o mesmo que Morales conseguiu em 2005, quando foi eleito pela 1ª vez


O resultado causa um terremoto na política boliviana e supera as expectativas do próprio MAS, que saiu do poder de maneira violenta um ano atrás, num episódio que obrigou Morales a se exilar, iniciou uma crise política e deu lugar a um governo interino que fez da luta contra o MAS sua principal ocupação e objetivo.

Imediatamente depois do anúncio desses resultados não-oficiais, a presidente interina do país, Jeanine Áñez, reconheceu os números reconheceu em um tuíte: “Ainda não temos o cômputo oficial, mas, pelos dados com que contamos, o sr. Arce e o sr. (David) Choquehuanca venceram a eleição. Felicito os ganhadores e lhes peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”.

A divulgação dos levantamentos boca de urna demorou bem mais do que se esperava. “As empresas de pesquisas se negam a publicar o resultado da boca de urna há mais de três horas. Suspeita-se que estejam ocultando algo”, disse mais cedo Evo Morales na Argentina, onde está asilado há quase um ano.

As empresas divulgaram os resultados logo depois da manifestação de Morales e alegaram que tiveram dificuldades técnicas para consolidar uma amostra confiável.

Logo depois de saber da grande diferença a seu favor, Luis Arce proferiu um discurso notavelmente calmo: “Recuperamos a democracia e recuperamos a esperança. Nosso compromisso é trabalhar, levar nosso programa adiante. Vamos construir um Governo de unidade nacional, vamos construir a unidade deste país”. Num momento de autocrítica ―algo que Morales foi muitas vezes criticado por não fazer ―o virtual presidente eleito prometeu também “reconduzir o ‘processo de mudança’, aprendendo e superando erros”. Morales, fez postagens nas redes sociais e comemorou os números. Ele repetiu que os bolivianos “recuperaram a pátria” e festejou: “Lucho [apelido de Luis] presidente!”.

A campanha de Carlos Mesa não quis se pronunciar sobre os resultados preliminares e pediu que se espere o fim da apuração oficial.

Fonte: Gazeta Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato