Neste sábado (19), o deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) utilizou suas redes sociais para denunciar um “racismo do bem” cometido pela rede de lojas Magazine Luíza ao anunciar um programa de trainee apenas com candidatos negros. Em suas conta do Twitter, o parlamentar informou que apresentou uma representação ao Ministério Público contra a rede de lojas.
O programa de trainee destinado a candidatos negros foi anunciado pela Magazine Luiza nesta sexta-feira (19). De acordo com a empresa, o “objetivo é trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia, recrutando universitários e recém-formados de todo Brasil, no início da vida profissional”.
Ao falar sobre a medida, Jordy lembrou da situação inversa, caso uma empresa decidisse não contratar pessoas negras.
– Imagine uma loja dizendo “não contratamos negros, apenas brancos”. Pois bem, a Magazine Luiza está dizendo “não estamos contratando brancos, apenas negros”. Se alguém tiver negada a vaga na loja por ser branco, leve cópia da lei 7.716/89 e mostre o art. 4º,§ 1º. Isso é crime – escreveu.

O deputado então disse esperar que o Ministério Público tome medidas contas a empresa.
– Estou representando ao Ministério Público a loja Magazine Luiza para que seja apurado crime de racismo no caso do programa de Trainee só para negros. A lei 7.716/89 tipifica a conduta daquele que nega ou obsta emprego por motivo de raça – ressaltou.

Fonte: Pleno News