Segundo o portal Notícias da TV, o Diretor de Programação da Band, Antonio Zimmerle, destacou profissionais de sua confiança para vigiarem as edições das reprises do programa Aqui na Band que serão exibidas até a próxima sexta-feira (3).
A recomendação seria evitar qualquer menção ao presidente Jair Bolsonaro ou a assuntos de interesse do governo federal.
O programa sofreu uma intervenção da direção da emissora na última quinta-feira (25), quando a Band afastou os apresentadores Luís Ernesto Lacombe e Nathália Batista, além do diretor-geral Vildomar Batista. A produção do programa foi demitida e readmitida no dia seguinte, mas Lacombe pediu a rescisão de seu contrato.
A intervenção foi motivada pela exibição de pautas conservadoras e favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro no Aqui na Band, o que teria desagradado a direção de Jornalismo da emissora.
O capítulo final do rompimento foi o debate da última terça-feira (23), sobre a onda conservadora no Brasil, que teve como convidado o jornalista Allan dos Santos, do portal Terça Livre.
A previsão é de que o Aqui na Band retorne com edições inéditas no dia 6, sob o comando da recém-contratada Mariana Godoy. A emissora ainda busca um substituto para apresentar a atração com Godoy. Um dos nomes sondados seria o do apresentador Zeca Camargo, que deixou a Rede Globo.
Procurada pelo Notícias da TV, a Band disse que as orientações de Antonio Zimmerle “não procedem” e que não comentaria o tema. O portal informou, porém, que fontes da emissora confirmaram as informações.