Gravíssimo: Advogada denuncia cartilha que ataca Bolsonaro e super-ricos, (Veja o Vídeo) Gravíssimo: Advogada denuncia cartilha que ataca Bolsonaro e super-ricos, (Veja o Vídeo) Gravíssimo: Advogada denuncia cartilha que ataca Bolsonaro e super-ricos, (Veja o Vídeo) Pular para o conteúdo principal

Gravíssimo: Advogada denuncia cartilha que ataca Bolsonaro e super-ricos, (Veja o Vídeo)



A advogada Amanda Marques denunciou, por meio de suas redes sociais, uma cartilha distribuída a alunos da rede pública do Distrito Federal que faz ataques aos chamados “super-ricos” e ao presidente Jair Bolsonaro. Com tirinhas de uma personagem chamada Niara, o livreto promove uma campanha para tributar os mais ricos e faz oposição aberta ao chefe do Executivo.
Siga nossas redes

Em um vídeo publicado na última terça-feira (26), Amanda mostrou trechos da cartilha e declarou que a apresentação desse tipo de conteúdo aos estudantes é um absurdo. A advogada protestou contra o conteúdo dizendo que “adolescentes vão para a escola para aprender conteúdo e não para serem manipulados por esse tipo de material”.

Em outro momento do vídeo, Amanda expês um trecho do livreto que afirma que é hora de “sermos todos Robin Hood”, nome do personagem que roubava da nobreza para dar aos pobres. Segundo ela, tal afirmação reforça o ensino de que “todo rico é ladrão”.

– É isso que estão querendo dizer para o seu filho – ressaltou.

A cartilha apresenta também, mais de uma vez, os personagens da tirinha segurando faixas com os dizeres “Fora, Bozo”. Além disso, o próprio presidente da República é representado com uma feição aterrorizante, com os olhos esbugalhados e vermelhos. Ainda é dito no livreto que “grandes fortunas nunca pagarão impostos com Bolsonaro”.

Com a repercussão do vídeo, a publicação foi compartilhada pela deputada distrital Júlia Lucy (União Brasil), que pediu esclarecimentos à Secretaria de Educação do DF. A pasta, por sua vez, disse que a cartilha foi distribuída por um professor de sociologia, “sem o conhecimento da direção da escola, da Coordenação Regional de Ensino, nem da Subsecretaria de Ensino Básico”.

– A Secretaria de Educação tomou conhecimento da distribuição de uma cartilha com apologia política no Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean) e encaminhou o caso imediatamente à Corregedoria. A referida cartilha não só faz oposição aberta ao atual presidente da República como promove uma dirigente sindical que se declara pré-candidata ao governo do Distrito Federal – disse.

A pasta ainda afirmou repudiar o ato e informou “que não permitirá proselitismo político de nenhuma espécie nas escolas públicas do DF”. Por fim, a secretaria ressaltou que “fará cumprir fielmente o Regimento da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal”. Em um dos pontos, a norma proíbe a “apologia à política partidária no interior da unidade escolar”.

De acordo com o site Metrópoles, houve uma reunião no colégio com o objetivo de discutir o caso. Segundo a ata do encontro, assinada pelos gestores da escola, o material teria sido confeccionado pelo Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF).

O professor responsável pela distribuição da cartilha, por sua vez, teria dito que o item foi usado em aula como complemento, aproveitando dados e números do conteúdo de desigualdade e concentração de renda. Na ata, ainda foi informado que, após a reunião, o professor se comprometeu a recolher o material para não infringir a legislação.


.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lula afirma ter certeza que Bolsonaro organizou atos do 8 de janeiro, mas não apresenta nenhuma prova

Participe do nosso Telegram clique aqui Lula (PT), em entrevista ao jornal espanhol El País, afirmou categoricamente estar convencido de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua equipe foram os organizadores dos atos do dia 8 de Janeiro, em Brasília, porém não apresentou nenhuma prova. Na entrevista publicada nesta quinta-feira (27), o petista diz, ainda, não ter dúvidas sobre a tentativa de Bolsonaro tomar o poder mesmo antes dos atos. “Não tenho dúvidas de que ele tentou dar um golpe. Isso iria acontecer no primeiro dia da minha posse, mas como era muita gente, esperou uma semana”, disse Lula ao El País. “Temos a convicção de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe.Ele foi indiciado por 34 acusações e mais serão apresentadas, especialmente em processos internacionais”, completou o presidente mais adiante. Lula também omitiu que o seu ex-ministro e membros do seu GSI foram flagrados em meio aos atos, servindo até agua para manifestantes. Em entrevista ao El País,

PL das Fake News: Moraes quer suspensão de perfil difusor

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, se reuniu, nesta terça-feira (25), com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para apresentar sugestões de emendas ao projeto de lei (PL) das Fake News.  No rol das novas medidas, Moraes quer que as redes sociais suspendam perfis, contas ou canais considerados produtores “sistemáticos” de desinformação e publicadores “contumazes” de informações falsas, sem que seja necessário notificar esses usuários da medida adotada. Moraes ainda detalha que devem ser considerados riscos o compartilhamento de “condutas, informações e atos antidemocráticos”; notícias falsas contra o processo eleitoral; “grave ameaça” ou incitação de violência física contra funcionários públicos; publicações que ameacem a “infraestrutura física do Estado” ou que peçam a “abolição violenta da democracia”; e postagens que promovam racismo, homofobia, ideologias nazista, fascista ou odiosa contra mi

Governo Lula corta Auxílio Gás de mais de 250 mil famílias

Desde janeiro, o governo Lula cortou o benefício de Auxílio Gás de 267 mil famílias, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social. O vale-gás consiste no pagamento de botijões a famílias carentes. Os dados, divulgados pelo portal G1, mostram que em dezembro, o benefício era pago a 5,95 milhões de famílias. Em abril, esse número caiu para 5,69 milhões. A queda foi de quase 4,5%. Segundo o ministro Wellington Dias, o corte do benefício ocorreu em razão de uma atualização cadastral, como a revisão feita com o Bolsa Família . “Nós tínhamos muitas pessoas que não preenchiam os requisitos.  O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo. Nós estamos falando de um esforço de dinheiro do povo brasileiro”, declarou Dias, ao G1. O Auxílio Gás foi criado em 2021 pelo governo de Jair Bolsonaro para tentar reduzir o efeito do preço do gás de cozinha no orçamento da