Sem papas na língua, Kajuru solta o verbo, ‘O STF olha para o Senado e vê 81 medrosos’ Sem papas na língua, Kajuru solta o verbo, ‘O STF olha para o Senado e vê 81 medrosos’ Sem papas na língua, Kajuru solta o verbo, ‘O STF olha para o Senado e vê 81 medrosos’ Pular para o conteúdo principal

Sem papas na língua, Kajuru solta o verbo, ‘O STF olha para o Senado e vê 81 medrosos’



Em entrevista à Revista Oeste, o senador Jorge Kajuru (Cidadania) afirmou que os parlamentares que votarem contra o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, poderão ser punidos pelo eleitor brasileiro nas urnas, em 2022.

“A única dúvida é esta, se há clima na Casa. Se os senadores vão entender que a gente faria a história pela primeira vez no Brasil aprovando o impeachment de alguém tão desrespeitado pela sociedade brasileira e que essa decisão tomada daria ao Senado uma outra imagem perante o Brasil.

Daria o que o Senado não tem até hoje: credibilidade. E, principalmente, passaria a ter o Supremo Tribunal Federal mais respeito com os senadores”, disse Kajuru ao comentar se há clima no Senado para a tramitação do impeachment de Moraes.

“Tem senadores investigados injustamente, que já sofreram injustamente, como o senador Acir [Gurgacz, do PDT], lá de Rondônia [condenado em fevereiro de 2018, pela Primeira Turma do STF, por supostos crimes contra o sistema financeiro]. Então, até os investigados precisam entender que eles deveriam aprovar o impeachment”, continuou.

“A partir daí, o STF iria olhar diferente para o Senado. Hoje, o STF olha para o Senado e vê os 81 senadores como medrosos, como se todos tivessem rabo preso. Essa é a chance que o Senado tem. Está na mão deles. A única dúvida é se há clima ou não. 

Por parte do presidente Rodrigo Pacheco, o que eu percebi é que ele quer mostrar para a opinião pública a independência dele, que ele não entrou para ser office boy de ninguém. Ele coloca na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], coloca no plenário e deixa a decisão na mão dos senadores”.


Ao comentar em que se baseia o pedido de impeachment contra Moraes, Kajuru respondeu:

“São tantos motivos… Vão desde o trabalho dele aí em São Paulo, na Secretaria de Segurança Pública, passando pelo Ministério da Justiça do [ex-presidente Michel] Temer, até chegar, com a arrogância que ele chegou, ao Supremo Tribunal Federal. Com julgamentos que revoltaram o Brasil, sendo os votos dele, sempre semelhantes aos de Gilmar Mendes. A postura de Deus… Ele [Moraes] não se acha Deus, ele tem certeza. 

Achar que ele poderia fechar veículos de comunicação, como ele tentou fechar. E desrespeitar a Constituição como ele desrespeitou. Primeiro, ao votar pela reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, como ele votou, e depois desrespeitou o artigo 53, que é o direito inviolável à liberdade de expressão dos parlamentares. Por mais que o deputado Daniel Silveira tenha extrapolado, ele não merecia ser preso. 

Ele merecia ser julgado e punido pela Câmara Federal, lá no Conselho de Ética. Você prender um deputado, aí fica difícil. Tem o corporativismo do Supremo, daqueles que são iguais a ele, não de todos. Porque o Supremo é formado por pássaros e porcos. Há tanta passagem dele pelo Supremo suficiente para o impeachment há muito tempo, e não agora. Agora é porque se criou um clima favorável no Brasil. Nunca um pedido de impeachment foi apresentado com um abaixo-assinado. E isso também incomoda os parlamentares, de certa forma. O parlamentar que votar contra o impeachment dele poderá ter vários ‘nãos’ nas urnas”.


*Gazeta Brasil


.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lula afirma ter certeza que Bolsonaro organizou atos do 8 de janeiro, mas não apresenta nenhuma prova

Participe do nosso Telegram clique aqui Lula (PT), em entrevista ao jornal espanhol El País, afirmou categoricamente estar convencido de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua equipe foram os organizadores dos atos do dia 8 de Janeiro, em Brasília, porém não apresentou nenhuma prova. Na entrevista publicada nesta quinta-feira (27), o petista diz, ainda, não ter dúvidas sobre a tentativa de Bolsonaro tomar o poder mesmo antes dos atos. “Não tenho dúvidas de que ele tentou dar um golpe. Isso iria acontecer no primeiro dia da minha posse, mas como era muita gente, esperou uma semana”, disse Lula ao El País. “Temos a convicção de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe.Ele foi indiciado por 34 acusações e mais serão apresentadas, especialmente em processos internacionais”, completou o presidente mais adiante. Lula também omitiu que o seu ex-ministro e membros do seu GSI foram flagrados em meio aos atos, servindo até agua para manifestantes. Em entrevista ao El País,

PL das Fake News: Moraes quer suspensão de perfil difusor

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, se reuniu, nesta terça-feira (25), com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para apresentar sugestões de emendas ao projeto de lei (PL) das Fake News.  No rol das novas medidas, Moraes quer que as redes sociais suspendam perfis, contas ou canais considerados produtores “sistemáticos” de desinformação e publicadores “contumazes” de informações falsas, sem que seja necessário notificar esses usuários da medida adotada. Moraes ainda detalha que devem ser considerados riscos o compartilhamento de “condutas, informações e atos antidemocráticos”; notícias falsas contra o processo eleitoral; “grave ameaça” ou incitação de violência física contra funcionários públicos; publicações que ameacem a “infraestrutura física do Estado” ou que peçam a “abolição violenta da democracia”; e postagens que promovam racismo, homofobia, ideologias nazista, fascista ou odiosa contra mi

Governo Lula corta Auxílio Gás de mais de 250 mil famílias

Desde janeiro, o governo Lula cortou o benefício de Auxílio Gás de 267 mil famílias, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social. O vale-gás consiste no pagamento de botijões a famílias carentes. Os dados, divulgados pelo portal G1, mostram que em dezembro, o benefício era pago a 5,95 milhões de famílias. Em abril, esse número caiu para 5,69 milhões. A queda foi de quase 4,5%. Segundo o ministro Wellington Dias, o corte do benefício ocorreu em razão de uma atualização cadastral, como a revisão feita com o Bolsa Família . “Nós tínhamos muitas pessoas que não preenchiam os requisitos.  O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo. Nós estamos falando de um esforço de dinheiro do povo brasileiro”, declarou Dias, ao G1. O Auxílio Gás foi criado em 2021 pelo governo de Jair Bolsonaro para tentar reduzir o efeito do preço do gás de cozinha no orçamento da