"Cala a boca", "seu filho usou cocaína" e "cãozinho de Putin" - o que rolou no primeiro debate "Cala a boca", "seu filho usou cocaína" e "cãozinho de Putin" - o que rolou no primeiro debate "Cala a boca", "seu filho usou cocaína" e "cãozinho de Putin" - o que rolou no primeiro debate Pular para o conteúdo principal

"Cala a boca", "seu filho usou cocaína" e "cãozinho de Putin" - o que rolou no primeiro debate



O primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden foi quente, com diversas interrupções e acusações pesadas.


O primeiro ponto discutido foi a indicação de Trump da juíza conservadora Amy Barrett para a Suprema Corte depois da morte de Ruth Bader Ginsburg. 

O presidente defendeu que tem esse direito pois os republicanos têm maioria no Senado [Casa que ratifica essa escolha] e criticou os democratas, dizendo "que eles ainda não aceitaram que perderam a eleição".

Em 2016, o juiz conservador Antonin Scalia morreu faltando 269 dias para as eleições presidenciais. O líder da maioria do Senado, o republicano Mitch McConnell, bloqueou a votação do indicado de Barack Obama dizendo que a escolha não deveria ser feita durante um ano eleitoral.

Sobre o sistema de saúde, o candidato democrata falou que o presidente quis acabar com o Obamacare, programa legislativo de reforma na Saúde implementado pela administração Obama em março de 2010 - entrou em vigor plenamente a partir de 1 de janeiro de 2014 - para garantir que todos os norte-americanos tivessem acesso a um seguro de saúde.

O âncora do debate, Chris Wallace (da Fox News), teve que interromper várias vezes os dois candidatos pois as discussões estavam impossíveis de serem entendidas pelo público. No formato norte-americano de debate, os candidatos podem falar ao mesmo tempo, trocando farpas etc. Biden chegou ao extremo e mandou Trump "calar a boca".

Trump classificou o Obamacare como um "desastre" e acusou Biden de "seguir Bernie Sanders e socializar a saúde nos EUA". Já o ex-vice de Obama disse que Trump "não tem plano nenhum para a saúde".

Covid-19

O segundo ponto discutido foi a covid-19. Os EUA são o país mais atingido pela pandemia - são 7 milhões de casos e mais de 200 mil mortos.

O âncora Chris Wallace perguntou aos dois o que eles fariam até que uma vacina aparecesse. Biden atacou o republicano dizendo que Trump "não tem um plano para essa tragédia".

Já Trump começou sua resposta atacando a China - "deveriam ter fechado suas fronteiras no começo" -, colocou em dúvida as estatísticas da Rússia e da própria China e, com pouca modéstia, disse que fez um "excelente trabalho" nesse momento dos EUA.

Trump até caçoou do uso de máscara por Biden. "Eu uso quando necessário. Ele, não. Em todo lugar ele aparece usando, tendo distância das pessoas. Não é para isso tudo", criticou o presidente.

Sobre vacina, Trump disse que está em reuniões com laboratórios e que tem previsão para o medicamento ficar pronto neste ano. Biden rebateu e falou que a distribuição do remédio é uma operação complexa e que a vacinação deve ocorrer apenas no ano que vem.

Recuperação econômica

Trump elogiou sua política econômica e falou que a recuperação seria ainda mais rápida caso não tivesse fechado o comércio, como defendeu Biden.

Biden lembrou que Trump pode ser o presidente que vai deixar o país com menos emprego do que quando assumiu. "Os mais atingidos pela pandemia e pelo desemprego são os mais pobres e esquecidos por Trump. Ele não fez nada pelas pequenas empresas", criticou.

Polêmica dos impostos


Questionado pelo âncora se pagou 750 dólares em imposto de renda em 2016 e 2017, de acordo com denúncia apresentada pelo jornal New York Times,, o presidente deu voltas, falou que "pagou milhões de dólares", mas não apresentou provas.

Biden garantiu que irá "eliminar os cortes de impostos para os ricos, como Trump fez" e vai dar atenção aos mais pobres do país. O republicano não ficou calado: "Fiz mais em 47 meses do que você em 47 anos como senador".

Chris Wallace deu uma bronca em Trump e falou para ele parar de interromper as respostas do rival. "É a tática dele", ironizou Biden.

Questão racial

Chris Wallace perguntou aos dois: por que os afro-americanos podem confiar em você? Biden lembrou das posições de Donald Trump a respeito de movimentos supremacistas brancos e criticou o presidente: "Como os afro-americanos podem acreditar em você com os seus comportamentos? Você não quer unir o país", questionou, e ainda classificou o presidente como "racista"

Trump acusou "movimentos de esquerda" por trazer desunião ao país nesse momento tenso e defendeu o uso de leis mais duras para conter protestos. "Nos tempos do governo Obama havia muito mais violência", disparou o presidente.

Fonte: Yahoo
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lula afirma ter certeza que Bolsonaro organizou atos do 8 de janeiro, mas não apresenta nenhuma prova

Participe do nosso Telegram clique aqui Lula (PT), em entrevista ao jornal espanhol El País, afirmou categoricamente estar convencido de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua equipe foram os organizadores dos atos do dia 8 de Janeiro, em Brasília, porém não apresentou nenhuma prova. Na entrevista publicada nesta quinta-feira (27), o petista diz, ainda, não ter dúvidas sobre a tentativa de Bolsonaro tomar o poder mesmo antes dos atos. “Não tenho dúvidas de que ele tentou dar um golpe. Isso iria acontecer no primeiro dia da minha posse, mas como era muita gente, esperou uma semana”, disse Lula ao El País. “Temos a convicção de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe.Ele foi indiciado por 34 acusações e mais serão apresentadas, especialmente em processos internacionais”, completou o presidente mais adiante. Lula também omitiu que o seu ex-ministro e membros do seu GSI foram flagrados em meio aos atos, servindo até agua para manifestantes. Em entrevista ao El País,

PL das Fake News: Moraes quer suspensão de perfil difusor

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, se reuniu, nesta terça-feira (25), com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para apresentar sugestões de emendas ao projeto de lei (PL) das Fake News.  No rol das novas medidas, Moraes quer que as redes sociais suspendam perfis, contas ou canais considerados produtores “sistemáticos” de desinformação e publicadores “contumazes” de informações falsas, sem que seja necessário notificar esses usuários da medida adotada. Moraes ainda detalha que devem ser considerados riscos o compartilhamento de “condutas, informações e atos antidemocráticos”; notícias falsas contra o processo eleitoral; “grave ameaça” ou incitação de violência física contra funcionários públicos; publicações que ameacem a “infraestrutura física do Estado” ou que peçam a “abolição violenta da democracia”; e postagens que promovam racismo, homofobia, ideologias nazista, fascista ou odiosa contra mi

Governo Lula corta Auxílio Gás de mais de 250 mil famílias

Desde janeiro, o governo Lula cortou o benefício de Auxílio Gás de 267 mil famílias, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social. O vale-gás consiste no pagamento de botijões a famílias carentes. Os dados, divulgados pelo portal G1, mostram que em dezembro, o benefício era pago a 5,95 milhões de famílias. Em abril, esse número caiu para 5,69 milhões. A queda foi de quase 4,5%. Segundo o ministro Wellington Dias, o corte do benefício ocorreu em razão de uma atualização cadastral, como a revisão feita com o Bolsa Família . “Nós tínhamos muitas pessoas que não preenchiam os requisitos.  O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo. Nós estamos falando de um esforço de dinheiro do povo brasileiro”, declarou Dias, ao G1. O Auxílio Gás foi criado em 2021 pelo governo de Jair Bolsonaro para tentar reduzir o efeito do preço do gás de cozinha no orçamento da